Daniela Spielmann & Choro Livre


Deixe a Menina - Daniela Spielmann & Choro Livre é um show da saxofonista Daniela Spielmann com o grupo Choro Livre mesclando uma homenagem a Chico Buarque, o lançamento de seu primeiro CD de canções em parceria com Gerson Oomp ("A Vida Vale a Pena") e interpretações de gafieiras cariocas instrumentais.

Deixe a menina tocar, compor, arranjar, interpretar e brincar com a música e com a poesia - é a idéia central de Daniela Spielmann nesta temporada no Clube do Choro de Brasília.

Os verbos to "Play , Spiel e Jouer "em inglês, alemão e francês, respectivamente, designam simultaneamente as ações de brincar, jogar um jogo ou tocar um instrumento.

Nada mais óbvio: o instrumento é primordialmente um brinquedo nas mãos do músico, como a bola nos pés do craque. Dani adora jogar esse jogo e isto vem carimbado em seu nome: Spielmann, que quer dizer pessoa que toca e brinca.

Daniela mostrará alguns de seus arranjos instrumentais e sua força interpretativa em belíssimas canções de Chico Buarque, algumas ligadas ao samba e a malandragem como homenagem ao malandro, feijoada completa, a Rita e deixe a menina. Outras, ao lirismo, como retrato em branco e preto e a linda melodia da marcha carnavalesca a noite dos mascarados e a sedutora canção jazzistica história de Lilly Braun.

outra faceta do show é o lançamento do novo Cd de canções de Daniela Spielmann, "a vida vale a pena, em parceria com Gerson Pomp, seu tio, médico pneumologista e professor da Uerj, competente e querido por todos colegas e pacientes, ele infelizmente vem sofrendo repetidos avcs nos ultimos quinze anos.
No entanto, com pensamento positivo, Gerson nunca se queixou do seu destino. Pelo contrário, dizia que tinha trocado a profissão de médico pela de escritor e poeta, "a vida vale a pena" é o nome de uma das faixas do cd e comprova seu estado de espírito.

Daniela procurou dar continuidade ao que era o sonho do tio, compondo e arranjando todas as canções e cercando-se dos melhores profissionais para concretizar o projeto. Convidou intérpretes do calibre de Moyseis Marques, Aurea Martins, Elisa Addor, Andréa Dutra, Neti Szpilman, graça cunha, Ju Cassou e os músicos Nando Duarte no violão e baixo, Marcelo Caldi na sanfona e piano, Carlos Cézar na bateria e percussão.

E agora, para alegria do Gerson, expressa pelo olhar, sorrisos e gestos, o Cd está pronto, com a qualidade que é a marca registrada de Daniela e seus parceiros.

A ultima parte do repertório do show é a principal característica da artista: sua ligação com o Choro de Gafieira, que mistura Samba, Choro e improvisação. Junto aos competentes e desafiantes musicos do grupo Choro Livre, Daniela toca uma miscelânea de mestres como Paulo Moura, Severino Araújo, Sivuca, Zé Menezes, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e composições de sua autoria.

Uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade, Daniela é nome obrigatório entre os craques do instrumento. Seus grandes trunfos são a força interpretativa e a criatividade de suas composições e arranjos.
Em 2001, lançou seu primeiro Cd solo - Brazilian Breath, trabalho foi indicado ao Grammy Latino em 2002. Faz parte da banda "Altas Horas" do programa homônimo, comandado pelo apresentador Serginho Groisman, desde o ano 2000, na TV Globo. Elaborando arranjos semanais de acordo com o repertório do programa, já tendo acompanhado e solado com inúmeros artistas de variados estilos.

Daniela também é integrante do grupo Rabo de Lagartixa, do duo Spielmann Zagury, e dos grupos farra dos brinquedos e mulheres em Pixinguinha.

Participa anualmente como solista convidada desde 1998 da prograação do Clube do Choro de Brasília e de vários festivais no Brasil e no mundo.       Daniela Spielmann começou a tocar saxofone com 17 anos e sempre se interessou pela música brasileira. Em 2008 concluiu a dissertação sua dissertação de mestrado: "A contribuição interpretativa de Paulo Moura para o Samba-Choro e a Gafieira no Rio de Janeiro a partir da década de 70", sobre a performance de Paulo Moura, obtendo o título de mestre em música.já tem mais de dez cd´s gravados em que atua como solista, produtora e arranjadora.

No Clube do Choro de Brasília Daniela Spielmann será acompanhada pelo grupo Choro Livre formado por Henrique Neto (violão 7 cordas), Rafael dos Anjos (violão 6 cordas), Márcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percissão).

Serviço
Daniela Spielmann & Choro Livre
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 25 a 27 de julho, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos


Categoria: Música Data: 23.07.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial