Mudra - Com Hariprasad Chaurasia


O maior mestre da flauta indiana de todos os tempos, Pandit Hariprasad Chaurasia, faz apresentação inédita em Brasília, no dia 15 de julho, às 20 horas no Teatro OI Brasília, acompanhado de seu grupo musical.

Pandit Hariprasad Chaurasia é um dos mais importantes mestres da música indiana de todos os tempos. Aos 74 anos de idade, acumulou, ao longo de uma carreira de sucesso, inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Um dos artistas mais respeitados da Índia e do mundo, sua discografia conta com uma centena de álbuns, como “Call of the Valley”, com mais de um milhão de cópias vendidas. Conta também com parceiras e participações internacionais em vários shows e álbuns de John McLaughlin, Jan Gabarek, Jean Pierre Rampal. Há cinco anos, realizou uma turnê nos Estados Unidos com o parceiro e amigo brasileiro Egberto Gismonti, aclamada pelos americanos.

Seu instrumento é o Bansuri, um dos instrumentos mais antigos da Índia, que consiste numa flauta indiana de bambu cujo som se assemelha muito a voz humana, construída com seis orifícios que produzem semi e micro tons. Hariprasad é considerado um mestre no bansuri pelo preciosismo e inovação que trouxe à flauta rústica de bambu, elevando-a ao nível de um instrumento da música indiana clássica.

Pandit Hariprasad Chaurasia provém da mesma linhagem e escola musical do grande mestre Ravi Shankar, com quem realizou inúmeros shows musicais. Entre seus fãs estão Jorge Harrison, Paul MacCartney e o maestro Yehudi Menuhin.

Na Índia, mantém sua escola de música tradicional, na linhagem de Gurukula, tradição passada de Gurus a discípulos, recebendo alunos indianos e de várias partes do mundo. Há 15 anos leciona e é Diretor do Departamento de World Music do Conservatório de Música de Rotterdam na Holanda. No seu aniversário de 71 anos, foi homenageado pelo Ministério da Cultura da República da França recebendo o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, além das mais importantes homenagens e títulos nacionais indianos.

Serviço
Mudra - Com Hariprasad Chaurasia
Teatro Oi Brasília - SHTN, Trecho 1, Conjunto 1B, Bloco C. Fone: (61) 3424-7121
Dia 15 de julho, às 20h
Entrada: R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia)
Vendas: bilheteria do teatro ou http://www.teatrooibrasilia.com.br/info.asp?id_bilheteria=48
Classificação 16 anos

Categoria: Música Data: 09.07.2012 Local: Teatro Oi Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial