Turibio Santos


Turibio Santos é considerado pela crítica e pelos especialistas um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. Sua carreira já o fez percorrer o mundo várias vezes, com grande receptividade nos principais centros musicais. Em mais de quatro décadas de carreira, gravou 65 LPs para companhias fonográficas da Europa e do Brasil.

Turibio Santos já dividiu o palco com grandes celebridades musicais, como Yehudi Menuhin, M. Rostropovitch, Victoria de Los Angeles, J. P. Rampal; e foi acompanhado por orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, English Chamber Orchestra, Orchestre National de France, Orchestre J. F. Paillard, Orchestre National de L'Opéra de Monte-Carlo, Concerts Pasdeloup, Concerts Colonne e Orquestra Sinfônica Brasileira.

Tem intensa atividade junto aos músicos brasileiros, tendo redescoberto e regravado os compositores João Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis. Em 1983, criou a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, com 25 de seus alunos da UNI-RIO e da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Dois anos depois, criou a Orquestra Brasileira de Violões.

Seus discos Doze Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos e Choro do Brasil marcaram época, contribuindo para o lançamento da música brasileira no mercado europeu. Em 1999 Turíbio Santos regravou a obra completa de Heitor Villa-Lobos para violão, ao lado de compositores como Edino Krieger, Sérgio Barboza, Nicanor Teixeira, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, para uma série de 5 CDs em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Os últimos lançamentos discográficos de Turibio foram respectivamente "Turibio Santos interpreta Agustin Barrios" e "Violão Sinfônico",com os concertos para violão e orquestra de Edino Krieger e Sergio Barboza dedicados a ele e o Concerto de Villa-Lobos dedicado a Andres Segovia, além da "Introdução aos Choros",tambem de Heitor Villa-Lobos, todos sob a regencia do saudoso maestro Silvio Barbato. Essa gravação foi indicada para o Grammy Latino em 2008. Comemorando seus 65 anos em 7/3/2008, Turibio lançou o cd "Mistura Brasileira", com musicas de Villa-Lobos,Tom Jobim, Ricardo Santos e do próprio Turibio.

Turibio Santos é membro-fundador do Conseil D'Entraide Musicale, da UNESCO. Em 1985 foi nomeado Diretor do Museu Villa-Lobos e Cavaleiro da Legião de Honra da França, e em 1989 tornou-se Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul.

Serviço
Turibio Santos
Clube do Choro - Setor de Divulgação Cultural, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3324-0599
De 4 a 6 de julho, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos


Categoria: Música Data: 02.07.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial