Chiquinha Gonzaga dispensa apresentações (caso queira saber mais sobre ela, acesse este link). Foi uma mulher extremamente importante para a história da música brasileira e tem sua obra estudada e admirada por músicos até os dias de hoje, mais de 70 anos após sua morte.
Foi para celebrar e eternizar a obra de Chiquinha Gonzaga que a dupla de pianistas Alexandre Dias e Wandrei Braga idealizou o projeto Acervo Digital Chiquinha Gonzaga. Com o apoio de algumas instituições e a ajuda de Edinha Diniz - biógrafa de Chiquinha Gonzaga - os dois pianistas compilaram quase 100% das composições da autora e lançaram site www.chiquinhagonzaga.com.br, que disponibiliza gratuitamente as partituras e cifras de mais de 300 de suas músicas.
O objetivo do projeto é tornar a importantíssima obra de Chiquinha Gonzaga mais conhecida e acessível a todos. São valsas, tangos brasileiros, canções, polcas, fados, habaneras, romances, duetos, baladas, marchas, peças sacras, serenatas, barcarolas, modinhas, gavotas, mazurcas, dobrados e choros. Cada música será disponibilizada em sua versão original e em versão cifrada, para contemplar músicos de todas as esferas, acompanhadas de notas informativas escritas pela biógrafa de Chiquinha.
Como parte do lançamento do site e comemoração do feito, estão sendo promovidos concertos no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo com apresentações dos dois pianistas que idealizaram o projeto, executando, é claro, músicas de Chiquinha Gonzaga.
Serão três apresentações em Brasília:
05 de novembro no Clube do Choro, às 21h.
Os ingressos serão vendidos na bilheteria do local e custam R$20 e R$10 (meia entrada)
07 de novembro no Teatro de Câmara Maestro Carlos Galvão (Escola de Música de Brasília - 602sul), às 20h.
Entrada franca.
11 de novembro, no Templo da Boa Vontade (914sul) às 19h.
Entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário