O Turismo Cívico na cidade proporciona a todos os turistas a possibilidade de visitarem a Capital de todos os brasileiros. Ele desperta o sentimento de pertencimento, resgata valores cívicos e patrióticos e envolve o cidadão no funcionamento do Estado afinal, é em Brasília que trabalham os representantes eleitos pelo povo para administrarem o Brasil: o Presidente da República, o Vice-Presidente, os Ministros, os Deputados Federais e os Senadores.
Para facilitar a sua visita, foram desenvolvidas rotas temáticas contextualizadas dentro de um mesmo viéis. Isso vai facilitar a vivência do turismo cívico:
ROTA ANTECEDENTES DA CAPITAL
Apresenta uma época da cidade, com atrativos que indicarão fatos importantes sobre a transferência da Capital e seus antecedentes históricos.
Atrativos: Casa Velha do Gama, Ermida Dom Bosco, Fazenda Velha, Museu Histórico de Brasília, Memorial JK e Museu Vivo da Memória Candanga.
ROTA DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA
Palácio do Catetinho |
Atrativos: Igreja Nossa Senhora de Fátima, Instituto Histórico e Geográfico do DF, Palácio do Catetinho, Palácio da Alvorada, Praça do Cruzeiro (onde aconteceu a Primeira Missa) e Vila Planalto.
ROTA DA DEMOCRACIA E DA SOBERANIA NACIONAL
Quartel General do Exército |
Atrativos: Quartel General do Exército, Mastro da Bandeira (Pavilhão Nacional), Pira da Pátria, Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Palácio do Supremo Tribunal Federal, Praça dos Três Poderes e Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
ROTA CULTURA E CONCRETO
Teatro Nacional |
Atrativos: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Conjunto Cultural da República, Eixo Monumental, Teatro Nacional, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Torre de Televisão, Palácio do Buriti e Centro Cultural Banco do Brasil.
ROTA BRASÍLIA CIDADE PARQUE
Ponte JK |
Atrativos: Espaço Lucio Costa, Lago Paranoá, Parque Dona Sarah Kubitschek, Ponte JK, Santuário Dom Bosco, Unidade de Vizinhança e Universidade de Brasília.
ROTA BRASÍLIA DE TODOS OS POVOS E NAÇÕES
Palácio do Itamaraty |
Atrativos: Memorial dos Povos Indígenas, Palácio Itamaraty, Panteão da Pátria, Setor de Embaixadas, Superior Tribunal Militar.