Pinturas inéditas de um dos mais célebres cartunistas do Brasil vão ocupar o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República a partir desta terça-feira (6).
Chargista político, cartunista, caricaturista, cartazista, logotipista, jornalista, cronista, teatrólogo e diretor de jornais. Ziraldo é assim: um artista verdadeiramente multimídia. Conhecido também por ser criador de personagens famosos – como o Menino Maluquinho, a Turma do Pererê e Flicts, entre outros –, além de exercer muito bem o papel de escritor de livro infantil e apresentador de programas de televisão, ele agora apresenta sua mais nova faceta: a de pintor.
É seu talento para as artes plásticas que estará em cartaz, a partir do dia 6 de março, na exposição “Zeróis: Ziraldo na Tela Grande”. A mostra reúne 44 telas (acrílico sobre tela) em grandes formatos, resultantes de mais de três anos de trabalho intenso do artista, e poderá ser vista no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.
Com design assinado por Daniela Thomas e pelo arquiteto Felipe Tassara, a exposição convida o público a conhecer um trabalho que o autor desenvolve em forma de cartum desde a década de 1960, mas em um novo suporte. Transportados para enormes telas, os super-heróis de Ziraldo ganham roupagem inédita. Segundo o artista, noventa e cinco por cento dos quadros foram criados para a pintura, ou seja, não estão reproduzindo os quadrinhos. E foi justamente a partir dessa nova linguagem que surgiu a ideia de dialogar com o trabalho de outros artistas. As pinturas de Ziraldo reverenciam telas de Picasso, Velázquez, Goya, Dali, Grant Wood, Hopper, Mathieu, Lichtenstein e Warhol, entre outros.
Sua primeira grande incursão pictórica deu-se de forma impactante, no final da década de 1960: um imenso painel de 38 metros de largura por 6 metros de altura, pintado diretamente em uma parede do Canecão – casa de shows que fez história no cenário artístico-musical do Rio de Janeiro. O mural, A Última Ceia do Ziraldo, com Jeremias, o Bom comandando a cena, marcou época e foi reproduzido nas principais revistas internacionais. Pouco antes, na visita do pintor francês Georges Mathieu ao Brasil, e influenciado por seu trabalho, exercita-se no uso das cores sobre a tela, produzindo quadros de uma extraordinária concisão e harmonia cromáticas, que ele expõe em guaches na Galeria do Teatro Santa Rosa, em Ipanema.
“Ziraldo na Tela Grande” é o projeto – dos milhares que ele vem acumulando vida afora – que mais mobilizou seu estúdio e sua vida. Posso dizer com certeza, porque uma das muitas graças de ser filha do Ziraldo é a constante chamada a acompanhar os ‘últimos projetos’. São muitos, frequentes e variados”, revela Daniela Thomas, designer da exposição.
Amor pela cidade – “Zeróis: Ziraldo na Tela Grande” ficará em cartaz até o dia 29 de abril e faz parte da programação oficial da Secretaria de Estado de Cultura do GDF, em comemoração aos 52 anos da capital federal.
Dono absoluto da técnica do desenho e da ilustração, Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Iniciou sua carreira nos anos 1950, em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil e O Cruzeiro. Conhecido e respeitado nacional e internacionalmente, Ziraldo vem aprimorando, ao longo dos anos, suas múltiplas habilidades.
Programa educativo – A exposição “Zeróis: Ziraldo na Tela Grande” contará com uma equipe de profissionais especializados em Artes Visuais, Letras, Filosofia e História, entre outras áreas do saber. Essa equipe multidisciplinar irá trabalhar com público escolar – em seus níveis fundamental, médio e universitário – e com público espontâneo, a partir de percursos previamente elaborados. O objetivo é explorar, de forma pedagógica, as possibilidades da exposição de acordo com a necessidade de cada visitante.
Serviço
Zeróis: Ziraldo na Tela Grande
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República - Setor Cultural Sul, lote 2, Esplanada dos Ministérios
De 6 de março a 29 de abril. Terça a domingo, das 9h às 18h30min
Entrada franca
Classificação livre
Categoria: Exposições Data: 05.03.2012 Local: Brasília
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