Mississipi em Chamas |
No livro digital lançado, recentemente, especialistas da área do Direito como Roberto Aguiar, Menelick de Carvalho Netto, Adriane Reis de Araújo e Virgílio de Mattos, entre outros, comentam vários filmes sob a perspectiva crítica abordando temas atuais como o uso da tecnologia para a prevenção da criminalidade; a presença de milícias urbanas; o racismo; a prática de aborto e a violência policial.
A mostra, que tem como tema Repressão, prisão e violência urbana, vai promover, após cada sessão, um debate que será coordenado pelo professor da Faculdade de Direito da UnB (FD), Alexandre Bernardino Costa. Para aprofundar a discussão, o professor convidou, ainda, alguns profissionais ligados às questões tratadas nos filmes.
Além do professor Bernardino Costa, farão parte do debate o diretor da Casa da Cultura da América Latina da UnB e ativista do movimento negro latino-americano, Zulu Araújo; a professora do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e membro do Conselho Nacional de Justiça, Cristina Zackseski; a professora de Direito Penal e procuradora federal da Fundação Cultural Palmares, Dora Lúcia de Lima Bertúlio; a advogada feminista e professora, Carmen Hein de Campos e o professor de Criminologia, Direito Penal e Processo Penal da UnB, Evandro Piza Duarte.
Alexandre Bernardino, tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) na FD/UnB, informa que os alunos dos cursos de graduação que comparecerem a três sessões da mostra receberão certificado de dezesseis horas complementares, fornecidos pelo PET.
Coordenado por Antonio Carlos Maranhão, o projeto CineCAL no Museu, realizado pela Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL), tem o objetivo de fazer a releitura de filmes clássicos, modernos e contemporâneos, abrindo espaço para a análise e discussão sobre os mesmos.
Além do PET, programa criado pelo Ministério da Educação para apoiar as atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão o evento conta, este ano, com o apoio da Embaixada da Venezuela.
Programação
Dia 28 de maio (segunda-feira)
Mississipi em chamas (Estados Unidos). Direção de Alan Parker, drama, 128 minutos, 1988. Classificação 16 anos
Debate com Alexandre Bernardino, Zulu Araújo e Dora Lúcia Bertúlio
Dia 29 de maio (terça-feira)
Notícias de uma guerra particular (Brasil). Direção de João Moreira Salles e Kátia Lund, 1999, 57 minutos. Classificação 16 anos
Debate com Alexandre Bernardino Costa, Zulu Araújo e Cristina Maria Zackseski
Dia 30 de maio (quarta-feira)
O segredo de Vera Drake (Inglaterra). Direção de Mike Leigh, 2004, 125 minutos. Classificação 16 anos
Debate com Alexandre Bernardino Costa e Carmen Hein de Campos
Dia 31 de maio (quinta-feira)
Memories (Japão). Direção de Katsuhiro Otomo, Koji Morimoto e Tensai Okamura, 1995, 113 minutos. Classificação 16 anos
Debate com Alexandre Bernardino Costa e Evandro Piza Duarte
Serviço
CineCAL no Museu - "Repressão, Prisão e Violência Urbana"
Museu Nacional da República - Setor Cultural Sul, Lote 2.
De 28 a 31 de maio, às 19h30min
Entrada franca
Informações: (61) 3321-5811
Classificação: verifique o filme
Categoria: Cinema Data: 28.05.2012 Local: Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário