Cássia Gentile |
A Mostra de Dramaturgia de Brasília nos traz, de 28 de junho a 5 de julho, seis autores da cena teatral brasiliense para apresentarem leituras dramáticas, com a participação de atores e a contribuição de diretores, de recentes produções dramatúrgicas, que vêm contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do teatro em nossa cidade. Troca de experiências, fomento ao teatro de Brasília, formação e qualificação de platéia são os objetivos da Mostra de Dramaturgia de Brasília. Ao mostrarem suas obras e se colocarem frente ao público para debates, que acontecerão após cada leitura, dramaturgos e diretores convidam a todos para um aprofundamento sobre questões contemporâneas acerca da dramaturgia e para explorar o universo das linguagens cênicas. Conhecer suas próprias criações é ato imprescindível para uma cidade jovem como Brasília, que tem participado cada vez mais do cenário teatral brasileiro, revelando artistas e mostrado trabalhos consistentes.
Dinâmica das leituras
Antes do início da leitura, o autor é apresentado à platéia, bem como o contexto no qual sua obra foi criada. Em seguida, atores apresentam o texto, seus diálogos, descrição de ações e cenas, fazendo uso de inflexões de voz e trilha sonora, que permitem ao público imaginar a encenação completa e as possibilidades cênicas para a montagem do texto.
Cada leitura será seguida de bate-papos entre espectadores, os autores dos textos e diretores. Promovendo a oportunidade de conhecer detalhes, tirar dúvidas, expor opiniões sobre o texto e discutir a produção dramatúrgica brasiliense.
Programação
Dia 28/06, quinta, às 20h.
Balada dos Cães Raivosos ou Ainda Bem que os Elefantes Não São Carnívoros, de Valnir Pasquim.
Trata de uma quase idade média contemporânea. Um mundo devastado, coberto por lixo e muitas areias. Cães e homens disputando o mesmo espaço, a mesma falta de alimentos. A dúvida das personagens é pertinente. Afinal: existindo outros infernos pior do que aquele que estão vivendo só podem concluir que a criação foi uma grande tragédia e que o criador se mostrou completamente incompetente para salvá-los. Explorando um humor ácido e devastador a intenção da peça é provocar no espectador indagações a respeito da nossa existência e perpetuação da espécie. Classificação 14 anos.
Dia 29/06, sexta, às 20h.
Guetera, de Cássia Gentile
Uma mulher que se imaginava perdida renasce das cinzas tal qual uma Fênix. Nos dias atuais a mulher se tornou um borrão de atividades, sofrendo pressões em todos os sentidos. Urge resgatar o feminino sagrado, a individuação, a alegria e o equilíbrio. A peça se propõe a ajudar nesta árdua tarefa.
Classificação 14 anos.
Dia 02/07, segunda, às 20h.
Da Paz, de Manuela Castelo Branco e Tatiana Carvalhedo
Da Paz é uma palestrante fora do comum. Uma personagem totalmente urbana, mas de origens bucólicas, com um humor ácido e nervoso bem típico dos dias de hoje. A mancha no vestido, as dietas alimentares, a auto-imagem, os jardins urbanos e o presente do marido são motes que delatam e relacionam temas como: a paz consigo mesmo, a paz com os outros, a paz com o meio que nos cerca, a paz e a diversidade cultural num mundo cada vez mais brutal. Classificação i 14 anos.
Dia 03/07, terça, às 20h.
Carta aos Pais, de Reinaldo Vieira
Sinopse: Três homens, três personagens diferentes falam das suas vidas e dos seus problemas, enviando cartas aos pais. São histórias de um presidiário, de um doente mental e de um estudante. Embora não pareça, todos têm algo em comum.
Classificação 14 anos.
Dia 04/07, quarta, às 20h.
Shirley da Conceição, de Nielson Menão
A mãe mantém a filha trancada dentro de casa para protegê-la do mundo. Ela mesma não consegue resolver os problemas cotidianos, mas não mede esforços na esperança de que a filha seja diferente, "estudada, doutora". Traz para casa objetos e principalmente livros das casas onde trabalha como faxineira diarista, para que a filha seja uma pessoa bem informada. Um dia a filha precisa substituir a mãe numa faxina inadiável, e aí a vida da menina toma outra direção, diferente daquela sonhada pela mãe.
Classificação 14 anos.
Dia 05/07/2012
SQF 39 e Depois?, de Andaime e Ceda
Serpentes que Fumam desloca o foco do objeto cênico para a ação. O valor que antes se atribuíra aos elementos dramatúrgicos (enredo, personagens, conflito dramático), passa a residir no ato cênico em si: na presença dos artistas, na intenção de desestruturar as certezas do espectador e do próprio ator sobre a arte e a vida. Para realizar esse trabalho, saíram da caixa teatral atraídos pelo barulho e pela fumaça da cidade que clamam por gente, que confronta com as suas possibilidades, pluralidade de lugares. Pluralidade esta inserida quase que inconscientemente no pensamento cada vez mais multifacetado e do cotidiano cada vez mais virtual. Em síntese, SQF é uma maneira de pensar a arte contemporânea e o teatro pós-dramático com o objetivo de elaborar ações onde os artistas e o público pudessem vivenciar algo inusitado, fora do padrão, diferente do habitual.
Classificação 14 anos
Serviço
6ª Mostra de Dramaturgia de Brasília
Centro de Ensino Médio 03 - QNM 13, Área Especial, Ceilândia
De 28 de junho a 5 de julho, às 20h
Entrada franca
Classificação 14 anos
Categoria: Teatro Data: 26.06.2012 Local: Centro de Ensino Médio 03
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