Teatro Nacional Cláudio Santoro

Foto por Alan Weintraub
O Teatro Nacional de Brasília é uma obra de Oscar Niemeyer totalmente dedicada às artes. Os principais destaques de sua arquitetura ficam por conta da sua forma de pirâmide irregular e pela fachada composta pelos cubos e retângulos de Athos Bulcão. 3.608 quadriláteros de vidro compõem as fachadas leste e oeste do prédio, e os cubos brancos espalhados nas fachadas norte e sul, de dimensões diversas, passam também de centenas. Esses relevos são a maior e mais monumental obra de intervenção urbana de Athos. Na elaboração do projeto Niemeyer teve a colaboração do italiano Aldo Calvo, pintor, cenógrafo e técnico de teatro. 


O local possui três salas de espetáculo: Villa Lobos, Martins Penna, e Alberto Nepomuceno - esta última pequena e aconhegante, utilizada para eventos de pequeno porte. Além das famosas grandes salas, o Teatro abriga as obras de arte “O Contorcionista”, de Alfredo Ceschiatti, e “O Pássaro”, de Marianne Peretti, no jardim suspenso no mezanino da recepção.


A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta gratuitamente toda semana, às terças-feiras. A cada semana as apresentações tem programas diferentes, algumas vezes com regentes e solistas convidados. A programação destas apresentações pode ser encontrada no site da Secretaria de Cultura.

Serviço
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 12h; e das 14h às 18h
Telefone: (61) 3325-6153
As apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional são gratuitas, mas aqueles que buscaram ingressos (distribuídos na bilheteria do Teatro) tem preferência ao entrar na Sala.




Visualizar Teatro Nacional Cláudio Santoro em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial