Roteiro Cívico

Construída em três anos e meio, Brasília, além de capital do país, é um símbolo da modernidade não só para os brasileiros, mas para toda a humanidade. A cidade tem valor cultural e possui características que dão a ela a inegável vocação para o desenvolvimento do turismo cívico.

O Turismo Cívico na cidade proporciona a todos os turistas a possibilidade de visitarem a Capital de todos os brasileiros. Ele desperta o sentimento de pertencimento, resgata valores cívicos e patrióticos e envolve o cidadão no funcionamento do Estado afinal, é em Brasília que trabalham os representantes eleitos pelo povo para administrarem o Brasil: o Presidente da República, o Vice-Presidente, os Ministros, os Deputados Federais e os Senadores.

Para facilitar a sua visita, foram desenvolvidas rotas temáticas contextualizadas dentro de um mesmo viéis. Isso vai facilitar a vivência do turismo cívico:

ROTA ANTECEDENTES DA CAPITAL

Apresenta uma época da cidade, com atrativos que indicarão fatos importantes sobre a transferência da Capital e seus antecedentes históricos.

Atrativos: Casa Velha do Gama, Ermida Dom Bosco, Fazenda Velha, Museu Histórico de Brasília, Memorial JK e Museu Vivo da Memória Candanga.

ROTA DA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA

Palácio do Catetinho
Dá evidência ao processo de construção da Capital Federal, destacando seus primeiros marcos, prédios e espaços.

Atrativos: Igreja Nossa Senhora de Fátima, Instituto Histórico e Geográfico do DF, Palácio do Catetinho, Palácio da Alvorada, Praça do Cruzeiro (onde aconteceu a Primeira Missa) e Vila Planalto.





ROTA DA DEMOCRACIA E DA SOBERANIA NACIONAL

Quartel General do Exército
Mostra os poderes constituídos da República, os seus símbolos, os órgãos que zelam pela Democracia e pela Soberania Nacional.

Atrativos: Quartel General do Exército, Mastro da Bandeira (Pavilhão Nacional), Pira da Pátria, Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Palácio do Supremo Tribunal Federal, Praça dos Três Poderes e Tribunal Superior Eleitoral – TSE.




ROTA CULTURA E CONCRETO

Teatro Nacional
Evidencia a monumentalidade de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Atrativos: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Conjunto Cultural da República, Eixo Monumental, Teatro Nacional, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Torre de Televisão, Palácio do Buriti e Centro Cultural Banco do Brasil




ROTA BRASÍLIA CIDADE PARQUE

Ponte JK
Propicia a vivência do visitante com a cidade criada por Lucio Costa, valorizando as escalas residencial e bucólica, humanizadas pelos brasilienses.

Atrativos: Espaço Lucio Costa, Lago Paranoá, Parque Dona Sarah Kubitschek, Ponte JK, Santuário Dom Bosco, Unidade de Vizinhança e Universidade de Brasília.




ROTA BRASÍLIA DE TODOS OS POVOS E NAÇÕES

Palácio do Itamaraty
Mostra as tradições culturais de povos, nações e dos brasileiros com a sua história.

Atrativos: Memorial dos Povos Indígenas, Palácio Itamaraty, Panteão da Pátria, Setor de Embaixadas, Superior Tribunal Militar.

Brasília, patrimônio mundial