Rosa Passos

A cantora, compositora e violonista Rosa Passos lança seu novo CD, o 16º de sua carreira, pela Biscoito Fino, espelhando-se no repertório de uma das grandes vozes da musica brasileira, a “Divina” Elizeth Cardoso. E o titulo “É Luxo Só” casa perfeitamente com o novo projeto, seja pelas interpretações, os arranjos, pelo acompanhamento ou pela escolha das canções.

Rosa, cuja carreira sempre ascendente valeu-lhe elogios do também baiano João Gilberto, já conquistou platéias nos Estados Unidos, Europa e Japão com interpretações onde o apuro técnico se soma ao bom gosto e ao fraseado musical que lhe rende admiradores exigentes.

A escolha deste repertório levou cerca de dois meses, nos quais Rosa seguiu os passos de Elizeth em busca de marcas definitivas na carreira da “Divina”. “Elizeth e eu temos em comum o fato de sermos “cancioneiras”, ela não tinha um repertório específico, passeou pelo melhor da nossa música”, explica.

O repertório do álbum começa com a vibrante “Olhos Verdes”, (Vicente Paiva), em um arranjo que faz o trio formado por Lula Galvão (violão), Jorge Helder (baixo) e Rafael Barata (bateria) se multiplicar de forma surpreendente. Já “O Amor e a Rosa” (Antonio Maria) e “Último desejo” (Noel Rosa) trazem Rosa para
um andamento mais tranqüilo, onde ela passeia sua interpretação intimista e serena.

Sobre o trio que a acompanha por todo o disco, Rosa mostra que sabe construir relações artísticas duradouras: “Lula Galvão e Jorge Helder são amigos e parceiros desde os anos 1980, gravamos vários CD juntos”. Já o baterista Rafael Barata é uma nova “aquisição”: “Considero Rafael um musico extraordinário, e
nossa afinidade é tamanha que parece que tocamos juntos há muito tempo”.

“Palhaçada” (Haroldo Barbosa e Luiz Reis) devolve ao repertório o balanço que Rosa imprime em levadas mais rápidas, mais imediatamente alterna o clima para “Acontece” (Cartola), onde dialoga delicadamente com violão de Lula Galvão. “Foi uma grande felicidade partilhar a gravação deste disco com estes três músicos extraordinários”- Rosa faz questão de sublinhar a importância dos músicos.

A filosófica “Diz que fui por aí” (Zé Kéti) e “Saia do Caminho” (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy) falam de amor sob óticas distintas mas sempre lapidadas pelo suingue elegante de Rosa, que contou com dois “padrinhos” para avalizar suas escolhas: Hermínio Bello de Carvalho e Sérgio Cabral. “Três apitos”, um clássico dos clássicos de Noel Rosa, permite à cantora uma interpretação quase sussurrada, onde Rosa coloca todo seu talento na precisão melódica e na divisão nada ortodoxa. E este belíssimo CD termina com a apoteótica ‘É Luxo Só” (Ary Barroso e Luiz Peixoto), que dá nome ao CD e integra, de maneira admirável, a intérprete e os músicos que a acompanham. “O clima da gravação foi sempre de amor, respeito, alegria e muita emoção”, relembra Rosa, que já tem propostas para shows em 2012 na America Latina, Europa e Estados Unidos.

Serviço
Rosa Passos
Teatro Oi Brasília - SHTN Trecho 1, Conjunto 1B, Bloco C
Dias 2 e 3 de março, às 21h
Entrada: R$100,00 (inteira) e R$50,00 (meia)
Classificação: 14 anos


Categoria: Música Data: 02.03.2012 Local: Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial