2º Campeonato Nacional de Balonismo do Distrito Federal


De 19 a 22 de abril, o céu de Brasília ficará ainda mais bonito com o 2º Campeonato Nacional de Balonismo do Distrito Federal. As disputas serão realizadas pela manhã, entre 7h30 e 9h30, e no período da tarde, entre 16h e 17h. Cerca de 20 pilotos profissionais de todos os estados virão à capital mostrar suas habilidades nos balões multicoloridos, em provas que valerão vagas na Copa Mundial de Balonismo e posições no ranking da Confederação Brasileira da modalidade.

O Campeonato faz parte das comemorações do Aniversário de Brasília. Segundo a produtora do Festival, Janete Vieira, os brasilienses podem esperar um espetáculo digno da ocasião, já que as condições climáticas da cidade favorecem. “O clima de Brasília é o melhor entre todos os estados brasileiros para voar. O vento não é contínuo, o clima é seco e faz sol”, destaca a produtora. “Este é um evento importante para o Brasil. O balonismo é um esporte bonito, que colore o céu e encanta as pessoas. Especialmente em Brasília, onde a arquitetura faz um contraste que fica lindo. A população adora”, afirma.

Os pilotos foram convidados conforme pontuação no ranking da Confederação. Em uma das provas, os participantes terão que arremessar pesos de areia em locais previamente determinados, na própria Esplanada ou em Regiões Administrativas, além de aproximar o balão do alvo no menor espaço de tempo possível. Outra modalidade exige que os competidores posicionem o balão a distâncias mais altas ou mais baixas, conforme determinação da organização, enquanto são monitorados por meio de GPS pelos 12 árbitros.

Além da competição, haverá balões extras para que a população faça voos cativos (com o balão preso ao chão) a uma altura de 50 metros. A atividade será realizada durante todo o evento gratuitamente. Também haverá um espaço móvel com cinema, música e outras atividades culturais para interação com o público.

A estrutura do festival contará com uma unidade móvel composta por três salas. Um dos espaços será destinado à preparação dos pilotos e terá capacidade para 70 pessoas. Outra, com capacidade para 15 pessoas, será equipada com aparelhos de informática para avaliação da temperatura e do clima e liberação dos pilotos pela arbitragem antes de cada prova. O terceiro ambiente será uma sala auxiliar, onde cabem 20 pessoas.

No último ano, o Campeonato de Balonismo foi uma das atrações que marcaram as comemorações da Semana da Pátria, em setembro. Na ocasião, cada um dos balões participantes foi estampado com a bandeira de um estado do País.  A destaque foi para o balão Brasil, com o tamanho semelhante ao de um prédio de dez andares.

Serviço
2º Campeonato Nacional de Balonismo do Distrito Federal
Esplanada dos Ministérios
De 19 a 22 de abril, das 07h30min às 09h30min e das 16h às 17h
Entrada franca
Classificação Livre


Categoria: Esportes Data: 19.04.2012 Local: Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial