Paulo Sérgio Santos


Paulo Sérgio começou suas atividades musicais ainda muito pequeno, tocando harmônica. Posteriormente, com 11 anos, veio a estudar teoria e solfejo e clarineta com Moisés Gomes, na Banda da Assembléia de Deus em Madureira, subúrbio da Central do Rio de Janeiro. Estudou no Instituto Villa-Lobos com José Botelho e na Universidade Federal do Rio de Janeiro com Jayoleno dos Santos.
Paulo Sérgio entrou para o Quinteto Villa-Lobos em 1975 e permanece nele até hoje. Já na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, atuou entre 1977 e 1885 como primeiro clarinetista. Paralelamente, trabalhou com importantes músicos de Choro como Joel Nascimento e o grupo da Camerata Carioca. Nessa época foi indicado por Abel Ferreira como o seu sucessor, no programa do Fantástico, da Rede Globo.
Paulo foi parceiro do violonista Raphael Rabello. Apresentado ao compositor Guinga pelo proprio Raphael, acabou também trabalhando com ele durante muitos anos, realizando grandes espetáculos dedicados à obra deste grande compositor, cinclusive uma apresentacao com a Orquestra Filarmonica de Los Angeles, no Disney Hall, e varias apresentações mundo afora.
Desenvolvendo atividades profissionais em areas distintas, Paulo Sergio acabou tocando em muitas das cidades Brasileiras, Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Venezuela, Peru, Colombia, Cuba, Guiana Francesa, Estados Unidos, Portugal, Franca, Italia, Espanha, Japao, Tunisia, Israel, Botswana, Mocambique, Quenia, entre outros países.
Recebeu prêmios importantes por suas gravações, tanto eruditas como populares. Ganhou três Premios Carlos Gomes de Musica nas categorias "Melhor Grupo Instrumental", com o Quinteto Villa-Lobos, e "Melhor Solista", com seu disco "Gargalhada". Recebeu três Premios Sharp com trabalhos de musica popular, inclusive seu primeiro CD solo, Segura Ele.
Também ganhou os dois principais premios cariocas de musica: o premio Caras e o Rival, com seu disco Gargalhada e seu trio, formado por seu filho Caio Marcio (violao) e Bolão (percussao). Paulo Sérgio foi professor de clarineta e saxofone da Universidade do Rio de Janeiro. Atualmente tem se interessado por atividades relacionadas com arranjos e composição, e sob a orientação de Vittor Santos, realiza projetos comemorativos dos 50 anos de existência do Quinteto Villa-Lobos, com gravações em DVD e um cd com o compositor Guinga.
No projeto em Homenagem a Chico Buarque, Paulo Sérgio pretende mostrar um pouco dessa atividade paralela a de clarinetista e "chorão", mostrando arranjos para essa clássica formação com quarteto de cordas que pode traduzir com perfeição as inflûencias várias que vivenciou, tanto na música popular, como na música erudita.

Quarteto Brasília
Criado em 1986, desenvolve um repertório que, apesar de incluir obras de todas as épocas e estilos, dá ênfase à música brasileira. Em maio de 1987, o Quarteto Brasília, dentro do Projeto França-Brasil, apresentou-se em Paris, Toulouse e Montpelier.
Na mesma ocasião, fez concertos em Gütersloch e Heidelberg, na Alemanha. Em outubro do mesmo ano, foi comissionado pela UNESCO para apresentar, em primeira audição no Brasil, o quarteto de cordas Ainsi la Nuit, de Henri Dutilleux. Em 1989 participou do programa Partners of America, tendo tocado em Baltimore e Washington DC. Em 1992, durante turnê realizada naquele país, realizou o concerto de abertura do Music Mountain Festival. Em maio de 1993 lançou o seu primeiro Compact Disc, que recebeu o VII Prêmio Sharp de música, no segmento música clássica - melhor disco, contendo as seguintes obras: Quarteto n.17 de Villa-Lobos, Quarteto Op. 106 de Dvorak e Introduction et Allegro de Maurice Ravel.
Realizou, no mês de maio de 1994, uma viagem de concertos pela Argentina, Uruguai e Paraguai, patrocinada pelo Ministério das Relações Exteriores e lançou, em setembro do mesmo ano, em Brasília, o seu segundo CD, totalmente dedicado aos clássicos da MPB. Em 1995 apresentou-se no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, no Salón Dorado do Teatro Colón, em Buenos Aires e na cidade de Córdoba, Argentina, tendo estado presente ao XV Festival de Inverno de Londrina, na qualidade de Quarteto Residente.
Nos meses de outubro e novembro do mesmo ano, realizou a sua primeira turnê pela Ásia, tendo efetuado, num período de três semanas, uma série de oito apresentações através de Japão, China e Malásia. Ainda em 95 o Quarteto recebeu o Prêmio OK de Cultura, como grupo de maior destaque em Brasília. Em janeiro de 96, realizou o concerto de abertura do Curso Internacional de Verão de Brasília e, no mês de maio, lançou o seu terceiro CD - comemorativo dos 10 anos de existência do Conjunto - com obras de Villa-Lobos, Guerra-Peixe e Carlos Gomes.
Ainda nesse ano apresentou-se no Centro Cultural Banco do Brasil e na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro; no Teatro Municipal, no SESI e no SESC Ipiranga, em São Paulo; bem como na cidade de Quito, Equador. Em 97 fez o concerto de inauguração da série de atividades do Palácio Rio Negro, em Manaus, apresentou-se no Palácio das Artes, em Belo Horizonte e no Teatro Goiânia, como parte das atividades do Encontro Nacional de Compositores. Ainda em 97, participou do II Festival de Música de Câmara da Paraíba, realizado em João Pessoa.
Em 98 realizou um concerto dentro das comemorações do cinquentenário do Estado de Israel, no Salão Negro do Congresso Nacional. Apresentou-se, também, na Sala Martins Penna do Teatro Nacional de Brasília, por ocasião das comemorações da Data Nacional do México. Em 1999 o Quarteto fez o lançamento do seu quarto CD, com a integral dos quartetos de Mozart para flauta e cordas, tendo, como convidado, o flautista Antônio Carlos Carrasqueira.
Em 2000 apresentou-se em São Paulo, na série de concertos da Fundação Maria Luiza e Oscar Americano, e lançou o seu quinto CD, comemorativo aos 500 anos do Brasil, contendo o Quinteto de Henrique Oswald (com o pianista Luiz de Moura Castro) e o Quarteto do compositor português Luiz de Freitas Branco. No mês de outubro deste mesmo ano participou do concerto inaugural do Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília.
No Clube do Choro de Brasília além da participação do Quarteto Brasília, Paulo Sérgio Santos terá a companhia do violonista Fernando César.


Serviço
Paulo Sérgio Santos
Clube do Choro de Brasília - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 18 a 20 de abril, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos


Categoria: Música Data: 18.04.2012 Local: Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial