Fernando de la Rua


Natural de Itapeva-SP e radicado em Madri há 11 anos, o violonista Fernando de La Rua apresenta composições próprias com raízes musicais fincadas na cultura brasileira. A descendência espanhola, porém, influencia intensamente sua personalidade e formação musical, inicialmente erudita.

Com temas impregnados pelo ritmo flamenco, mas ao mesmo tempo enriquecidos pela peculiar harmonia da música brasileira, seu CD "NUANCES" foi gravado entre Brasil e Espanha. O disco é o resultado da vivencia de Fernando ao longo de anos de pesquisa da música Espanhola, mais especificamente o FLAMENCO, e através de inúmeras apresentações, tanto no Brasil como na Europa, Estados Unidos, América Latina e Ásia.

A música de Fernando de La Rua traduz a mescla natural e espontânea dos aspectos culturais de suas duas pátrias, separadas pelo mar. Seu reconhecido trabalho na criação de música original para espetáculos e montagens coreográficas lhe renderam os prêmios de "Melhor música para Dança no "Certámen de Coreografía, Danza Española y Flamenco", em 2004, no Teatro Albeniz, em Madrid, e de "Autor Revelación", pela "Academia de La Música" de Madrid, em maio de 2011.

Nas apresentações do Clube do Choro de Brasília, Fernando de La Rua estará acompanhado da percussionista e baterista Georgia Camara. Apresentará temas do seu primeiro cd de composições próprias para violão, "Nuances", e em homenagem a Chico Buarque interpretará vários temas como Atrás da Porta, Teresinha e Tanto Amor.

Georgia Camara
Baterista e percussionista, iniciou sua prática musical através da percussão sinfônica na Escola da Musica Villa Lobos. Graduou-se no Bacharelado em MPB na UniRio. Estudou bateria com Marcio Bahia, Guilherme Gonçalves e Cristiano Galvão.

Integrante da Orquestra Lunar, trabalho autoral que teve o primeiro CD Lunar indicado ao Premio TIM 2008 na categoria melhor Grupo de MPB. Fez parte da Itiberê Orquestra Família, tendo gravado com o grupo os cds Pedra do Espia e Calendário do Som, este todo com composições de Hermeto Pascoal.
Integrou a banda da cantora Zélia Duncan entre janeiro de 2008 e março de 2009, na turnê do cd Pré Pós tudo Bossa Band e na turnê do cd Amigo é Casa, com Simone e Zélia Duncan.

Participa desde 2009 de concertos em cidades brasileiras com a compositora, cantora e instrumentista chilena Tita Parra.

Integrante da Cia de Arte Flamenca, participando da cena flamenca desde 1998, trabalhando com importantes artistas brasileiros e espanhóis, músicos e bailarinos. Entre eles, Domingo Ortega, Inmaculada Ortega, Fernando de La Rua, Juañares, Pol Vaquero. Trabalhou nos espetáculos Un Poquito por Ortega, Antíteses, A Tempo entre outros. Ministra workshops e cursos de Cajon, tendo estado na X Edição do Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos.

Participou também de espetáculos teatrais e do registro dos mesmos em CD, entre eles "A Febre do Samba", "O Samba Carioca de Wilson Baptista", "Era no tempo do Rei", "Antonio Maria: a Noite é uma Criança", "Ai que Saudades de Lago: um olhar sobre a obra de Mario Lago", "Aquarelas de Ary, musical sobre vida e obra do compositor Ary Barroso"; e do infantil "Nicolau Grande e Nicolau Pequeno".
Entre grupos e músicos com os quais atua estão Luiza Borges, Grupo Barravento, Grupo Vocal Daotom, Orquestra Revelia, Orquestra Brasileira de Harpas e Luciana Oliveira.


Serviço
Fernando de la Rua
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 23 a 25 de maio, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos

Categoria: Música Data: 23.05.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial