Festivais: Cantos e Contos


O espetáculo musical Festivais: Cantos e Contos resgata o que de melhor se produziu em composição popular no Brasil, na época prodigiosa de 1965 a 1972, ápice dos grandes festivais da canção. O eclético e refinado repertório, impecavelmente interpretado, faz um convite para que o público se envolva na atmosfera contagiante dos anos 60.

Trata-se de um evento bastante didático, pois durante o show são contadas as histórias das músicas, curiosidades sobre os compositores, sobre os intérpretes e sobre os acontecimentos dos bastidores, contextualizando o momento histórico em que esses festivais se passaram.

Tendo estreado em 2006, o espetáculo Festivais: Cantos e Contos já foi apresentado em vários palcos do Distrito Federal, como no Teatro da Caixa, no Clube do Choro de Brasília, no Teatro Iara Amaral (SESI Taguatinga) e Na Sala Funarte Cássia Eller, onde bateu o recorde de público em 2008.
O musical ambienta a segunda metade do século 20, época marcada por intensa atividade cultural no ocidente, mostrando que a cultura brasileira interagiu intensamente com esse processo.  No campo da música popular, os festivais realizados pelas emissoras de TV, as quais se instalavam no país à época, refletem com nitidez  a estética e o clima daqueles tempos.

Os festivais da TV eram eventos de grande audiência. O público torcia pelas músicas preferidas, apaixonadamente, em cada canto do país aonde a TV já chegasse. Protagonizados por nomes como Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Nara Leão, Milton Nascimento, Os Mutantes, entre outros, esses festivais marcam um momento privilegiado da música popular brasileira, do qual herdamos um repertório especial, pela beleza estética, pela variedade de gêneros, pelo valor histórico.

O clima de festa envolve a todos, o público é levado a interagir, tomando partido nas disputas entre intérpretes e compositores, tudo ao som de Arrastão (Vinícius de Moraes e Edu Lobo), A Banda (Chico Buarque), Disparada (Geraldo Vandré e Théo de Barros), Ponteio (Edu Lobo e Capinan), Alegria Alegria (Caetano Veloso), Domingo no Parque (Gilberto Gil), Sabiá (Tom Jobim e Chico Buarque de Hollanda); Pra Não Dizer que Não Falei das Flores (Geraldo Vandré) entre outras jóias da música brasileira, compostas por verdadeiros poetas e mestres do nosso cancioneiro popular, e interpretadas por seleto time de artistas.

Intérpretes:
Célia Rabelo, Janette Dornellas, Sandra Duailibe, Salomão di Pádua, Nilson Lima e Pecê Sousa

Instrumentistas: Toninho Alves (sopros), Agilson Alcântara (violão e guitarra elétrica), Fernando Nantra (baixo), Jorge Macarrão (percussão) e Renato Glória (bateria)

Apresentador: Giovanni Motta

Serviço
Festivais: Cantos e Contos
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 19 de maio, às 21
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos

Categoria: Música Data: 15.06.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial