RAPensando


A semana de abertura do projeto RAPensando traz shows inéditos como o do Pernambucano Zé Brown e Eric Magnus e a Classe de 2012.


Na abertura do projeto convidamos todos os grupos participantes da programação para conhecer a sala Cássia Eller da Funarte.

O projeto de ocupação vem com uma nova campanha de meia entrada - mediante a doação de um agasalho R$5,00.


Programação:



05/07 - Quinta
Zé Brown - PE
Nascido no bairro de Casa Amarela em Recife é embolador, rapper, compositor e intérprete, seu trabalho é um "mix" de experiências que teve no decorrer da sua vida, é MC desde a década de 1990. De lá pracá, se fez conhecer em todo o país participando de grandes festivais como o Recbeat, a Virada Cultural de São Paulo, o Red Bull Funk-se Tour e o festival de Inverno de Guaranhuns.
Ex integrante do Faces do Subúrbio, lançou em 2011 o Álbum Repente Rap Repente com participações de Rapin Hood, Zeca Baleiro, Gilmar Bola 8 do Nação Zumbi entre outros.


Eric Magnus e a Classe 2012
Novos talentos expoentes do RAP no DF formam a CLASSE DE 2012. Os MCs Jimmy, Layla, Rafael Pereira, Nauí e AfroRagga, sob a direção de Eric Magnus mostram a cara da atual cena musical alternativa da cidade. São rimas e vídeos feitos a partir da filosofia "faça você mesmo", o clã desenvolve material através dos selos Saidiretro e Fábrica de Sonhos no intuito de continuar com o excelente legado deixado pelos pioneiros do DF.

06/07 - Sexta
Dialeto Sound Crew
O grupo traz diferentes gêneros musicais que compõem o Reggae Jamaicano, como R&b, Ska e o Ragga, se fundem com sua “Brasileiritude” Samba, Soul produzindo esse resultado harmônico chamado de “Dialeto Sound Crew”. As letras trazem em seu conteúdo, temas de fundamental relevância como justiça social, consciência ambiental, respeito e maior participação da população, nas decisões que influenciam o bem estar da comunidade.

Magu Diga How
Com um show extremamente contagiante , o grupo Diga How é um exemplo da positividade necessária no RAP. Suas influências vão de GOG, Raul Seixas e Elis Regina a Valete e Wu Tang Clan.  O temas de suas letras falam das lutas do dia a dia de forma descontraída e que elevam a autoestima. O grupo tem dois trabalhos lançados: O CD "Homônimo" (2009) e o EP "De Pé e na Fé" (2010) que contam com participações de GOG, Higo Melo (Ataque Beliz) e Preto (Radicalibres).

12/07 - Quinta
DJ Batma e convidados

Conhecido como "Batma", Leandro da Silva Morgado é um Dj/Beatmaker e Freelancer membro das Crew's "Batidão Sonoro S.A", "Manifesto061", "Mutirão Cultural" e Firma de Scratches. Amante profundo das baixas frequências, atrás dos toca discos vem discotecando desde 2005 em movimentos culturais, soundsystems de rua, campeonatos de Skate, batalhas de Mc’s, Break, shows e festas como Move, Celebration, Criolina, Frenética, Microfonia, Da Bomb, BlackFusion, Makossa, entre várias outras.

Militante da "BASS CULTURE" preza sempre em levar a qualidade e diversidade musical existente para as pistas, juntamente com as novidades da cena Black Music e seus próprios Remixes.

Participações confirmadas junto com Dj Batma no show Bola, Chikin, Kaka, Batidão Sonoro, Jacob, Janine Mathias , Ladino , Sanguenato, Naui e Afroraga, Promissor, Ninne Ribeiro, Magneto e Máfia.


Flora Matos
Aos quatro anos de idade já subia aos palcos da banda "Acarajazz", que acompanhava o compositor baiano Renato Matos (seu pai). Aos 17 anos recebeu o prêmio de melhor cantora do ano em Brasília. Em 2008, foi residente nas casas mais bem frequentadas da cidade se São Paulo, como Glória, Veggas, e Mood. Em 2009 participou de alguns shows da banda INSTITUTO. Em 2010 foi indicada ao prêmio VMB na categoria Aposta MTV, e se apresentou ao lado do dj Zegon, durante o Word Basket Festival em Nova York. De volta ao Brasil, em 2011 Flora Matos deu as caras no disco “Projeto Paralelo” da banda NxZero em parceria com o produtor e empresário Rick Bonadio.

13/07 - Sexta
Ataque Beliz e convidados

Ritmo e Poesia além de ser a tradução para RAP é também o argumento da banda Ataque Beliz, que desde 2001 utiliza variações rítmicas e poéticas afim de fugir do lugar comum na música brasileira. Formada no Paranoá-Distrito Federal, a banda se tornou uma referência na abertura de novos públicos para a música local, iniciando com uma mistura conhecida como JAZZ-RAP temperada com várias outras vertentes da música negra como o rock e o funk. A mistura não para por aí.

O trio formado por Benjamim (Anderson R. Da Silva), Higo Melo e Mulumba (Alisson B. Melo) seja no formato Big Band (11 músicos) ou acompanhados de um DJ, recombina ainda ritmos brasileiros como embolada, forró e samba, dando um ar de novidade ao discurso sem perder a essência do RAP: O ritmo e a poesia.


19/07 - Quinta
Abuh e convidados
MC,Produtor cultural, idealizador e fundador da produtora ‘Abuhsca Produções’. Iniciou sua missão escrevendo letras de Rap, logo após se tornando ‘’B-Boying’’ no Grupo ''Floor Riders'' onde praticou dança por oito anos. Com 17 anos Abuh lançou seu 1° álbum intitulado ‘Fusão Versátil’ com 15 faixas produzidas por Ariel Haller, DJBatma, Leo Beats e DoxSoul, participações especiais de Japão Viela 17, Big Lee, Elhe Borges, Angel Duarte e conta com um Remix Oficial da música 'Dentro da música' com Alexandre,Natiruts. Abuh foi o vencedor do Festival Rap Popular Brasileiro (RPB 2010) etapa Distrito Federal, realizado pela CUFA com a música: ‘’Vem Cá’’.

Lindomar 3L - MG
Com o seu “jeito mineiro” de cantar, Lindomar 3L é uma das revelações do rap brasileiro e um dos mc’s mais aclamados de Minas Gerais. Inovador, destemido e autêntico, ele traz singularidade com sua música. Educador da Fundação CASA (antiga FEBEM) em São Paulo, Lindomar já foi oficineiro de rap no programa de controle de homicídios "Fica Vivo!" do Governo de Minas Gerais e divide-se entre a militância, o ativismo e as produções musicais, com lançamento de singles, vídeo clipes e mixtapes.


20/07 - Sexta
MC Cleiton
Iniciou seu projeto musical em 2007 rimando pelas ruas do Distrito Federal, fazendo Freestyle e andando de skate. No Final de 2011 lançou seu primeiro trabalho autoral, um EP com oito faixas, intitulado “A Chama Não Se Apagou”, que teve a produção musical e participação do rapper RAPadura, com quem também trabalhou como apoio vocal fazendo shows pelo Brasil. Seu trabalho reflete os reais valores do HipHop e a importância da união dos elementos para manter a cultura viva. O Show trás em seu desenvolvimento as músicas do EP “A Chama Não Se Apagou”.


Rapadura com part. especial Spock - BA
Chegou disposto a “embolar” e “movimentar” o cenário musical brasileiro. Considerado pelo Prêmio Hutúz 2007/2009 o melhor artista Norte/Nordeste do século XXI e premiado na categoria “conexões” do Prêmio Cultura Hip Hop Preto Ghóez, o cearense Francisco Igor Almeida do Santos, mais conhecido como RAPadura Xique Chico, é uma das maiores revelações da música brasileira nos últimos anos.O jovem artista vem despertando a admiração de importantes figuras da música brasileira como Lenine, GOG, MV Bill, Happin Hood, Marcelo D2 e muitos outros que se renderam ao “rapente”, som que só ele faz.


26/07 - Quinta
18h: Bate-papo - A Nova Classe Média e as mudanças no Rap com MC Marechal, Higo Melo (Ataque Beliz), MC Arroto, Dino Black e Yale Gontijo (entrada franca)

Pocket Show 3UMSÓ

O grupo 3umsó surgiu no ano 2000 em Planaltina (DF) com intuito de propagar a cultura Hip Hop, estimular a inclusão periférica e incitar a auto-estima e a consciência em uma juventude corrompida pelo crime, drogas e ociosidade. Em 2008, pelo selo Nostramamos, lançou seu primeiro cd intitulado "Justo Pelo Justo.
Em Agosto deste ano o grupo vai lançar o CD "Taliban" , o segundo álbum do grupo foi produzido por Duck Jay no studio Industria Kamika-Z com participação do Tribo da Periferia, Look, Wlad Borges.


Pocket Show Marechal

Rodrigo Vieira ou MC Marechal uma das grandes referencias do hip hop carioca quando se trata de MC,  Batalhas ou Free Style, iniciou sua carreira como MC no ano de 1998, em 1999 participou do extinto Quinto Andar junto com artistas De Leve e Shawlin.
 Gravou com Marcelo D2 e Fernandinho Beatbox a música "Loadeando", que alcançou destaque nacional. Atualmente segue carreira solo.


Batalha do Conhecimento

MC Logri, MC Coé, MC Sant, Jota MC, MR Break e MC Marechal (RJ) x MCs Ahoto, MC Mocotó, MC Zen, MC Naui e MC Yank (DF)
A dinâmica é quase igual a batalha convencional, o diferencial é que na Batalha do Conhecimento os MC´s improvisam utilizando palavras propostas elo público. Estas palavras são escritas num quadro qual o MC deve consultar durante sua apresentação. A participação do público se torna cada vez mais efetiva, não fica restrita apenas na decisão do vencedor, mas passa a estabelecer os temas pelos quais os MC´s vão viajar nas rimas. Com a Batalha do conhecimento os duelos entre MC´s ganham alguns pontos de emoção: o desafio para o MC é maior, o público interage cada vez mais com a textualidade das rimas.


27/07 - Sexta
Hadda e DJ A
Hadda & DJ A formam uma dupla que transmite sua energia e paixão pela música através da arte do DJ e Mc, elementos fundamentais do Hip Hop. Com performance dinâmica, repleta de poesia e batidas dançantes desde 2000, tem agitado festas, eventos esportivos,  teatros  e projetos sociais dentro e fora do Distrito Federal, adicionando ao Rap elementos percussivos. Em 12 anos de experiência já fizeram apresentações, com Gerson King Combo, Kamau, Marechal, Slim, DE leve, Renata Jambeiro e Lil Jon. Hadda & DJ A, fundamento e essência!

Dino Black
O rapper Dino Black é ativista da cultura Hip Hop desde1988. No começo, fazia parte da Banda Negra, conjunto formado por uma instituição chamada Fundação Praia Verde. Esta fundação trabalhava com meninos e meninas de rua com projetos musicais. Em 1990, Dino começou a se envolver com um outro estilo musical que mistura break (dança), grafite (artes plásticas), rap (música) e a arte do DJ Tydoz, também conhecido como TDZ. Fez parte do Morte Cerebral e fez parceria com o rapper Gog, Japão e o DJ Mano Mix. Junto com os seus companheiros do grupo Gog, Japão e Mano Mix, Dino montou o Viela 17. Como artista solo, Dino Black passou a se chamar (também) Preto Furioso. Armado com microfone perigoso no verso, suas letras são basicamente politizadas.

Serviço
RAPensando
Sala Cássia Eller - Complexo Cultural Funarte Brasília, Setor de Divulgação Cultural, Lote II (entre a Torre de TV e o Clube do Choro).
De 5 a 27 de julho, às 20h
Entrada: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Classificação 14 anos

Categoria: Música Data: 04.07.2012 Local: Funarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial