André Vasconcellos Quarteto


Nascido em Brasília, em 1979, André é uma das referências do contrabaixo brasileiro. Desde que chegou ao Rio, em 1998, a convite do cantor Djavan, já tocou e gravou com grandes nomes da música brasileira e internacional, participando de diversos festivais e turnês pelo mundo. André desenvolve em paralelo sua carreira solo, seu trabalho como produtor e ainda o lado didático, confirmando presença nos principais cursos e encontros do Brasil e exterior.

Depois do lançamento do primeiro disco, Observatório (2002 - Visom), onde mesclou a musica instrumental com tendências eletrônicas e texturas lounge da época, André Vasconcellos lançou, em 2010, o álbum Dois (Brasilianos / Microservice). Nesse disco, ele já se destaca como compositor e mostra seu amadurecimento como artista. O CD retoma o charmoso formato do quinteto de "Jazz", primando pelas sonoridades e instrumentos acústicos, que contracenam com o ambiente das belas e refinadas composições.

Em 2012 foi a vez do álbum Ao Vivo (Brasilianos/AV Music), que traduz no palco as canções do disco de estúdio Dois e ainda traz duas novas faixas: Canção pros velhos tempos e Babel, de Daniel Santiago. o CD tem como base as belas e vibrantes execuções da banda formada por: David Feldman (piano), Xande Figueiredo (bateria), Josué Lopez (Sax) e Marco Vasconcellos (Guitarra), além da participação especial de Daniel Santiago.to

A concepção de André Vasconcellos em "Dois" coloca o contrabaixo como band leader e destaca suas habilidades como compositor. Já na faixa de abertura, "Sinais de Chuva", podemos sentir essa atmosfera sonora e o requinte das composições. Em seguida vêm "Roma" e "Relações de Equilibrio", canções com influência hispânica, do centro-oriente e da música erudita, fruto das experências vividas durante as turnês e viagens pelo mundo. "Balada da Cidade Velha" é uma clara junção da vivência jazz do compositor com sua influência pop, e conta com a especialíssima participação do guitarrista Torcuato Mariano. A viagem musical retorna ao continente Sulamericano em Tourada, uma bela toada/maracatu, e Puerto Madeiro, que busca no tango argentino seu principal argumento. O disco ainda respira em duas faixas com formação apenas em quarteto.

A viagem do Elefante, um ousado "Bolero-experimental" onde temos o trio baixo, bateria e sax acompanhados pela guitarra, e Espiral, unica das oito músicas do disco não composta por André, uma bela homenagem a seu pai, o baixista Ricardo Vasconcellos, autor da faixa.

O disco chama a atenção pelo excelente nível de produção e principalmente pelos músicos participantes. Na bateria o brasiliense Alen Pontes conduz com maestria a dinâmica da banda. Na guitarra, o mais jovem do quinteto, Marco Vasconcellos, equilibra o timbre inovador do saxofone de Josué Lopez com o piano de David Feldman (faixas 1, 2,3,5,8) e de Renato Fonseca ( faixas 4,6).

Com o surgimento de um geração de musicos virtuosos, como Hamilton de Holanda e Yamandu Costa, da qual André faz parte, a música instrumental Brasileira ganha vitalidade, visibilidade e novos adeptos. A proliferação de escolas de música e o aquecimento do mercado do entretenimento permite que mais pessoas vislumbrem a possibilidade de seguir a carreira de músico profissional. O disco "Dois" tem o propósito de agradar aos ouvidos mais exigentes, mas principalmente quer incentivar os contrabaixistas a sair da função exclusiva de "operário da cozinha" para o papel de homem de frente.

Baixista renomado e músico conhecido por fazer parte da "nova geração da música brasileira", André Vasconcellos participou de boa parte da atual discografia da MPB, POP e JAZZ brasileiros, seja como músico ou produtor, e reafirma nesse novo álbum seu talento como artista e a já reconhecida habilidade para compor. "Ao Vivo" tem em seu repertório versões das músicas do seu segundo álbum, "DOIS", e duas faixas inéditas que dão frescor ao disco, indicando uma nova fase do compositor.

Conhecido por sua versatilidade no instrumento, André Vasconcellos tem um curriculum que abrange de Hamilton de Holanda a Seu Jorge, passando por Djavan, Ivan Lins, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Banda Black Rio, Rosa Passos, Marcio Montarroyos, Adriana Calcanhoto, Beth Carvalho, Ed Motta e inúmeros outros. Ao mesmo tempo, consolida cada vez mais, seu próprio espaço como artista solo.
Side Man.

Serviço
André Vasconcellos Quarteto
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 12 a 14 de setembro, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos


Categoria: Música Data: 11.09.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial