Mauro Senise & Gabriel Geszti


Mauro Senise iniciou seus estudos aos 20 anos, tendo como mestres a flautista Odette Ernest Dias e o saxofonista Paulo Moura. Tocou e gravou com Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso, Luiz Eça, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros grandes nomes da música instrumental brasileira. Junto com o baterista Pascoal Meirelles, Senise é fundador do grupo Cama de Gato, com o qual se apresentou na Europa e nos Estados Unidos.

Há 22 anos mantém um duo com o pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta. Juntos, têm oito discos gravados. Mauro também é fundador, com o flautista Kim Ribeiro, do Quinteto Pixinguinha, que tem um CD gravado. Em 2002, Senise foi um dos solistas do concerto "The Music by Pixinguinha", no Lincoln Center, em Nova York, com direção do violonista brasileiro, radicado nos Estados Unidos, Romero Lubambo. Mauro tem um CD gravado em duo com Romero. Senise também mantém um quarteto, que tem excursionado pelo Brasil e pela América Latina. Tem nove discos solo lançados e foi solista de dez edições do Projeto Aquarius. Em 2005, lançou o CD "Tempo Caboclo" em parceria com o pianista, compositor e arranjador Jota Moraes, seu companheiro no Cama de Gato. Este disco reúne obras de compositores clássicos brasileiros e foi indicado para o Grammy Latino 2006, na categoria Melhor CD Clássico. Também em 2006 gravou "Casa Forte", disco dedicado à obra de Edu Lobo. E em 2007, lançou o DVD correspondente, gravado ao vivo na Sala Cecília Meireles. Em 2008 foi a vez de "Êxtase", o quarto CD do duo que mantém com Gilson Peranzzetta.  No mesmo ano, lança ainda outro CD, "Caixa de Música", com o pianista Kiko Continentino e o guitarrista Leonardo Amuedo. Em 2009, lança "Lua Cheia – Mauro Senise toca Dolores Duran e Sueli Costa". Este CD foi indicado para o Grammy Latino 2009, na categoria Melhor CD Instrumental. Em 2010, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise lançam o CD "Melodia Sentimental" – o quinto trabalho da dupla, onde os dois convidam a harpista Silvia Braga. Ainda em 2010, comemorando 20 anos de parceria, o duo Peranzzetta - Senise grava o CD "Linha de Passe", só com standards da música popular brasileira. Também com Peranzzetta, Mauro lança em 2011 o CD e o DVD "100 Anos de Noel Rosa", uma releitura da obra do Poeta da Vila, com participação de Alaíde Costa, Zeca Assumpção, Amoy Ribas e do Quarteto Bessler. Neste mesmo ano, Senise foi um dos solistas da orquestra holandesa Metropole num concerto em Amsterdam, em homenagem à música de Edu Lobo, com a participação do compositor e de Peranzzetta. Em 2012 ele lança o CD e o DVD "Afetivo", que celebra seus 40 anos de carreira. O projeto tem participação especial de todos os músicos que foram fundamentais em sua carreira: Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta, Edu Lobo, Sueli Costa, Rosana Lanzelotte, Odette Ernest Dias, os grupos Cama de Gato e Quinteto Pixinguinha, Robertinho Silva, Ivan "Mamão" Conti e Zeca Assumpção, entre outros grandes instrumentistas.

Gabriel Geszti é pianista, acordeonista, compositor, arranjador. Começou a estudar piano aos 10 anos com Aida Gnattalli. É formado em Licenciatura em Música pela Uni Rio, teve aulas de piano popular com Rafael Vernet e de piano erudito com Estela Caldi.

Formou-se em harmonia funcional e modal com o professor Ian Guest. Gravou 2 cds instrumentais com as bandas Samambaia e Travalingua. Participou do projeto "A Trajetória de Dois Gênios", tocando no CCBB do Rio o réquiem de Brahms ao lado de Estela Caldi, do maestro Homero Magalhães e do coro de Campinas. Fez turnê pela Europa com o gaitista Gabriel Grossi. Participou também de turnê pela África com a cantora Wanda Sá.

É integrante das bandas Onze Cabeças e Pequena Orquestra de Mafuás. Atualmente integra a banda de Naná Vasconcelos, com quem fez turnês pela Europa e pelo Brasil. Já tocou ao lado de nomes como Leila Pinheiro, Zeca Balero, Alceu Valença, Lui Coimbra, Nana Vasconcelos e Wanda Sá.

Serviço
Mauro Senise & Gabriel Geszti

Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 26 a 28 de setembro, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos


Categoria: Música Data: 26.09.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial