Danilo Brito


Danilo Brito é um jovem bandolinista com uma carreira prodigiosa de talento e reconhecimento. Com apenas 19 anos foi nomeado o melhor instrumentista brasileiro pelo júri mais respeitado do Brasil (Prêmio VISA).

Com sua interpretação própria, virtuosidade e criatividade musical tornou-se um dos intérpretes mais versáteis do Brasil, capaz de unir os públicos mais variados em suas apresentações e conquistar críticos de todo o mundo, surpreendendo com suas composições e o seu estilo elegante.

Sua bagagem, sua essência – o Choro, gênero musical pai do samba, que combina ritmo, melodia e improviso – e suas pesquisas desde a infância fizeram dele um grande conhecedor dos gêneros, músicos e compositores brasileiros. Aprendeu música escutando os velhos LPs de seu pai, desde o nascimento e, ainda criança, participando de rodas de Choro das tradicionais lojas de instrumentos do centro de São Paulo. Danilo Brito é dos raros instrumentistas que domina técnica e interpretação de modo totalmente autodidático.

Fundou a própria produtora em 2008 e desenvolve um trabalho consistente no cenário instrumental. Em 2011 fez o lançamento de seu quarto álbum, uma ode ao estilo brasileiro de tocar, apresentando novas composições, como Valsa Nova em Fá e Velhos Chorões, além da moderna e da tradicional música brasileira, em um dueto eloquente e singelo de bandolim e violão.

O disco tem quatro composições do bandolinista, começando com uma valsa vigorosa, Valsa Nova em Fá. "Esta música é uma referência para mim mesmo como composição, e é uma das minhas preferidas: forte, divertida, moderna e tradicional" comenta ele. Em tom diferente, sentimental, outra valsa, Noêmia, é uma homenagem à sua mãe. Ainda há dois Choros: Experiente, uma brincadeira com os novos caminhos de composição, e Velhos Chorões, uma homenagem a grandes compositores.

As referências às raízes da música instrumental brasileira, muito ao gosto de Danilo, continuam pelo disco. Entre os clássicos nacionais, está Gotas de Ouro, valsa de Ernesto Nazareth, em uma gravação capaz de emocionar até os corações mais empedernidos. Citações de frases e estilos de mestres brasileiros, como Jacob do Bandolim e Pixinguinha, permeiam sutilmente diversas faixas, provocando o sorriso do ouvinte mais atento e a curiosidade daqueles que ouvem pela primeira vez.

O ritmo volátil do bandolim sobre a harmonia, o improviso preciso e dinâmicas emocionadas levam o ouvinte a viajar com ele para os lugares mais longínquos e inspirados. Dengoso, de João Pernambuco, parece aterrisar em uma praia deserta, com fogueiras à beira-mar. O disco todo tem esse efeito: de pausa no ritmo do dia, de pensamentos à deriva, ora para um canto, ora para outro: moderno e tradicional, original e clássico, humor e drama.

Danilo Brito será acompanhado pelo grupo Choro Livre formado por Henrique Neto (violão de 7 cordas), Rafael dos Anjos (violão de 6 cordas), Marcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão).

Serviço

Danilo Brito
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 10 a 12 de outubro, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos



Categoria: Música Data: 09.10.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial