Aniversário de Brasília


O Governo do Distrito Federal já definiu a programação do Aniversário de Brasília. Em comemoração ao 52º ano da cidade, as atrações selecionadas terão foco no lado criativo e no desenvolvimento contínuo da cultura local, além do esporte.  Nesta linha, os artistas regionais serão destaque nas atrações previstas. O cronograma das atividades principais começa no próximo sábado (14) e segue até o dia 28 de abril.

A já tradicional festa de aniversário acontecerá durante todo o fim-de-semana dos dias 21 e 22 de abril. Shows de bandas locais e nacionais animarão a cidade. Na Praça do Museu da República será montada uma estrutura para receber Oswaldo Montenegro, Fernanda Takai, Nando Reis, Kleiton e Kledir e outros. Já no palco montado na Esplanada dos Ministérios cantarão Chico César, Capital Inicial e Caetano Veloso.

Mas as comemorações do aniversário da Capital do Brasil começarão muito antes do dia 21. Já no dia 14 de abril a Esplanada dos Ministérios virará palco da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Até o dia 23 deste mês o evento trará a cidade grandes escritores que apresentarão seus trabalhos para todos os presentes. A Bienal também será espaço de lançamento de livros, seminários, debates, palestras, oficinas, exibição de filmes e apresentações teatrais. As ações serão para toda a família com as rodas de contação de histórias, noites de autógrafos, debates com autores.

No campo do esporte o Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2012 aquecerá os ânimos dos brasilienses e turistas para o período.  A partir do dia 15, as melhores duplas da modalidade disputarão, na Esplanada dos Ministérios, uma vaga para as Olimpíadas de Londres. Esta será a quarta vez consecutiva que Brasília representa o País ao receber o evento internacional.

Ainda para os esportistas, no sábado seguinte, a Esplanada também abrirá espaço para o Basquete. Por três semanas, os atletas brasilienses se enfrentarão por uma vaga para a Liga Internacional da modalidade. A competição ainda envolve cultura e movimento social Hip Hop. No dia 21 de abril, data oficial do aniversário de Brasília, haverá ainda a 6ª edição da Maratona Brasília de Revezamento, um circuito de 42,1 km a ser percorrido por milhares de atletas, em equipes masculinas, femininas e mistas.

Partindo para o ramo do turismo, cultura e entretenimento, a Capital Federal reabrirá as portas de um importante atrativo turístico. No dia 20 de abril, o Catetinho será entregue totalmente reformado à população e aos visitantes. A reinauguração do espaço será marcada pelo Baile dos Pioneiros. Além disso, a Torre de TV Digital será entregue no dia 21 de abril. O local possui um mirante de 360º com 182 metros de altura que permite uma vista privilegiada da cidade.

Na semana do aniversário, A Universidade de Brasília (UnB) receberá o Festival Latino-Americano E Africano De Arte (FLAAC). Exposições como “Memórias Sob o Céu De Brasília”, do Arquivo Público, e “Salvador, Rio de Janeiro, Brasília”, do fotógrafo Ake Borglund, serão algumas das fontes de conhecimento sobre o início e desenvolvimento da capital brasileira.

A espiritualidade poderá ser exercida no 2º Congresso Espírita, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Entre 13 e 15 de abril, os jovens e adultos da cidade debaterão o tema “Terra: A hora da regeneração”.


Confira a programação do 52º Aniversário de Brasília  

I BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA

Lançamento de livros, seminários, debates, palestras, oficinas, exibição de filmes, shows, apresentações teatrais

Esplanada dos Ministérios
De 14 a 23 de abril de 2012


INAUGURAÇÃO DA REFORMA DO CATETINHO – BAILE DOS PIONEIROS

Solenidade de inauguração seguida pelo Baile

Catetinho
20 de abril de 2012


CIRCUITO MUNDIAL DE VÔLEI DE PRAIA 2012

Competição disputada em diversos países, classificatório para as Olimpíadas Londres 2012

Esplanada dos Ministérios
De 15 a 22 de abril de 2012


6ª EDIÇÃO DA MARATONA BRASÍLIA DE REVEZAMENTO

Circuito de 42,1 km a ser percorrido por milhares de atletas, em equipes de naipes masculino, feminino e misto.

Esplanada dos Ministérios
21 de abril de 2012


SALVADOR, RIO DE JANEIRO, BRASÍLIA – as 03 capitais do Brasil em 1957

Do fotógrafo Ake Borglund, registros das capitais brasileiras e a construção de Brasília no período de 1950/1960

Câmara Legislativa do Distrito Federal
De 28 de março a 10 de maio de 2012


MEMÓRIAS SOB O CÉU DE BRASÍLIA

Exposição itinerante do Arquivo Público do DF e do Comitê Ano de Valorização de Brasília - tótens  com imagens iluminadas.

 Plano Piloto e RAs - 30 dias em cada lugar
De abril de 2012 a dezembro de 2014


CAMPEONATO DE BASQUETE DE RUA 2012

Competição que envolve esporte, cultura e movimento social Hip Hop, com disputa de vaga para Liga Internacional de Basquete de Rua

Esplanada dos Ministérios

De 21 de abril a 05 de maio de 2012


FLAAC - FESTIVAL LATINO-AMERICANO E AFRICANO DE ARTE

Eventos de Educação e Cultura – espetáculos, cursos, exposições, oficinas.

Campus da UNB
De 21 de abril a 2 de setembro de 2012


2º CONGRESSO ESPÍRITA

Tema central: TERRA: A hora da regeneração

Centro de Convenções Ulisses Guimarães
De 13 de abril a 15 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial