Rios Voadores


Conhecido pela baixa umidade relativa do ar nos meses de inverno, poucos se dão conta que o clima da Capital Federal é, na verdade, diretamente influenciado pela Amazônia. Uma parte da umidade presente no ar no período das chuvas provém da Floresta Amazônica a quilômetros de distância.

É o que mostra a exposição “Rios Voadores”, em cartaz no Brasília Shopping de 3 a 15 de abril. O projeto do mesmo nome, que realiza uma pesquisa científica e uma campanha educacional, traz a exibição de fotos, vídeos e animações para alertar os brasilienses sobre a influência que a maior floresta tropical do mundo tem no nosso dia-a-dia.

Os “rios voadores” são massas de ar que trazem vapor de água oriundo da evapotranspiração das árvores da Floresta Amazônica até as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A bordo de um avião monomotor e, às vezes, de balão, o piloto Gérard Moss, idealizador do projeto, sobrevoou a floresta coletando amostras para serem analisadas por pesquisadores em Piracicaba, SP. Com a exposição, o projeto científico tornou-se também trabalho artístico e educacional.

“A umidade gerada por esses rios voadores influencia em atividades econômicas de todo o país, desde a agricultura até a produção de energia”, explica o piloto. Brasília foi escolhida, com mais cinco cidades-chaves, para receber o programa educacional, por estarem nas rotas mais frequentes das trajetórias do fenômeno. Estas rotas podem ser acompanhadas pelo site do projeto (www.riosvoadores.com.br). Moss afirma ainda que o desmatamento da Amazônia é preocupante, considerando a contribuição das florestas no aporte de vapor de água, essencial para o ciclo de chuvas da cidade.  "Para se ter ideia, uma árvore de grande porte na Amazônia pode liberar mais de 1 mil litros de água na atmosfera por dia”, exemplifica.

A pesquisa de cinco anos conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. A exposição “Rios Voadores” é aberta ao público e estará na praça central do Brasília Shopping a partir de 3 de abril. O horário de visitação será das 10h às 22h.

Serviço
Rios Voadores
Praça Central do Brasília Shopping (1º Piso) - SCN, Qd 05, BL. A. Fone: (61) 2109-2122
De 3 a 15 de abril, diariamente, das 10h às 22h
Entrada franca
Classificação indicativa livre


Categoria: Exposições Data: 10.04.2012 Local: Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial