Cyril Huvé

Com entrada franca, o pianista Cyril Huvé se apresenta no próximo dia 03 de Maio, quinta-feira, às 20h30, no Teatro da Escola de Música. No repertório, César Frank, Franz Liszt e o homenageado, Claude Debussy, ilustre compositor francês que, com suas composições inovadoras, reinventou a música clássica.

Pianista virtuoso, Cyril Huvé foi discípulo do pianista Claudio Arrau e aluno de Sergiu Celibidache e Gÿorgÿ Cziffra. Músico excepcional, se destaca por sua interpretação precisa e ao mesmo tempo sensível, respeitando cada instrumento, antigo ou moderno, de forma especial.

Em recital ou em formação clássica, Cyril Huvé apresenta-se em diversos teatros e com as mais prestigiadas orquestras da Europa, como a Staatskapelle Dresden. Recentemente, ele se apresentou na l’Opéra de Vichy, no Festival de Montpellier Radio-France, aux Soirées romantiques du Rayol, e no  Nuits Romanes à Poitiers, com a soprano Delphine Collot, o baritono Vincent Le Texie, o Fine Arts Quartet. No Festival Berlioz, se apresentou como solista na Grande Fantasia sinfônica sobre os temas de Berlioz, de Liszt, com a Orchestre Génération Symphonique sobre a direção de Daniel Kawk.

Inúmeras vezes Huvé é convidado para interpretar obras raramente executadas, como les Djinns de César Frank, a Symphonie cévenole de Vincent d'Indy, Mon lac de Witkowsky, entre outros. Sua discografia é sempre muito elogiada pela crítica especializada.

Cyril Huvé também é um homem de cultura, contribuindo, discretamente, através de suas múltiplas atividades, para uma visão especial da música. Concertista, músico de câmara e educador reconhecido, Huvé passa de uma atividade para outra com uma facilidade notável.

Nos seus anos como docente num conservatório, Cyril Huvé criou um programa na rádio pública francesa dedicada à música clássica (France Musique) no qual  apresentava-se interpretações variadas de uma mesma composição. Mais recentemente, criou os Encontros d'Arc-et-Senans e Cluny, associando o trabalho de profissionais de música de câmara à uma pedagogia aberta ao público, no qual também participa. Huvé dirige a l’Académie de Musique de La Chaise-Dieu (Haute-Loire), dedicada à interpretação de música clássica romântica. Suas gravações (em particular os Trios para Violino, Trompa e Piano de Brahms e Ligeti, com André Cazalet, Guy Comentale e Cyril Huvé, as 10 Sonatas para Violino e Piano de Beethoven com o violonista americano Jorja Fleezanis, os Lieder integrais de Liszt, assim como os Melodramas Românticos com o ator Daniel Mesguich) foram aclamados pela critica, tendo recebido o “Choc du Monde de la Musique” para as Paraphrases de Liszt sobre as Óperas de Verdi e um “Choc de Classica“ para Mendelssohn Oeuvres pour Piano. Cyril Huve recebeu o "Victoires de la Musique Classique 2010 - Enregistrement de l’année" para este disco  de Mendelssohn.

Serviço
Cyril Huvé
Teatro da Escola de Música de Brasília - SGAS 602
Dia 3 de maio, às 20h30
Entrada franca
Classificação livre

Categoria: Música Data: 02.05.2012 Local: Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial