Marco Pereira & Amigos


No início dos anos 50, a Rádio Nacional investia incessantemente na criação de novos programas, com o intuito de se manter sempre na liderança da audiência. Algumas atrações de grande sucesso surgiram nessa época, tais como Edifício Balança Mas Não Cai, Dedos Mágicos, Solistas da Rádio Nacional e vários outros.

Anibal Augusto Sardinha, o Garoto, que já se apresentava com regularidade nos programas da Rádio Nacional, foi convidado pela direção da emissora a participar, como solista, de um novo projeto chamado Música em Surdina. A idéia principal era apresentar músicos virtuosos que fizessem um tipo de música que primasse por uma sonoridade suave e cativante.

A partir do conceito estético do programa, Garoto decidiu convidar mais dois músicos a se juntarem a ele: Chiquinho do Acordeão e Fafá Lemos. Surgiu, assim o Trio Surdina, um grupo que marcaria época, tanto na emissora como no panorama geral da música instrumental brasileira.

O violonista Marco Pereira, de extensa carreira como solista no Brasil e no exterior, decidiu recriar esse conceito estético no seu novo trabalho. Com o apoio luxuoso de Bebê Kramer, no acordeão, e Guto Wirtti, no contrabaixo, formou um trio instrumental que, certamente, também dará grande contribuição na história da música brasileira que está por ser escrita.

Marco é natural de São Paulo, onde fez seus estudos de violão sob a orientação do mestre uruguaio Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Viveu na França por cinco anos e recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale Internationale de Paris. Defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne, o que resultou no seu livro Heitor Villa-Lobos, sua obra para violão.

Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência).

De volta ao Brasil, criou na UnB (Universidade de Brasília), os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional. Gravou dois discos pelo selo Som da Gente, de São Paulo (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo - 1985 e Círculo das Cordas - 1987), trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova York, em 1988.

A partir de 1990, já morando no Rio de Janeiro, participou, em quatro oportunidades do Free Jazz Festival: numa memorável apresentação do Trio D'Alma, em 1989; com seu trabalho solo, em 1991; ao lado de Wagner Tiso, em 1992; e ao lado de Edu Lobo, em 1996.

Gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros.

Recebeu o prêmio Sharp em dois anos consecutivos: Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa - 1993; e Melhor Solista/Melhor Disco Instrumental do ano pelo trabalho Bons Encontros, em duo com o pianista Cristóvão Bastos - 1994.

Em 1995, lançou três CDs : Dança dos Quatro Ventos, pelo selo belga GHA; Elegia, pelo selo Channel Classics da Holanda; e Brasil Musical, pelo selo Tom Brasil, de São Paulo. Gravou em 1999 o elogiadíssimo CD de violão solo Valsas Brasileiras, com um repertório primoroso de modernas valsas populares. Seus outros CDs são: Luz das Cordas (com o bandolinista Hamilton de Holanda), Afinidade (com o gaitista Gabriel Grossi), Original (CD autoral com suas composições para violão solo – GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA), O samba da minha terra (com composições próprias e leituras de clássicos da música brasileira), Stella del Matino (EGEA – Perugia –Itália) e Essence (Kind of Blue – Lugano - Suiça).

Foi diretor artístico da série Grandes Encontros, um importante projeto de valorização do músico brasileiro que aconteceu no Teatro Leblon - Rio de Janeiro, entre os anos de 2001 e 2004. Mantém intensa atividade como solista, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde se apresenta regularmente. É professor adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem suas composições estão pela Editora Lemoine de Paris e pela GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA). Suas obras para violão têm sido gravadas e tocadas em concerto por grandes intérpretes americanos e europeus .

Seus últimos lançamentos são: o CD Camerístico (para violão e orquestra), o livro+CD Ritmos Brasileiros (um trabalho de pesquisa dos principais ritmos brasileiros de todas as regiões do Brasil) e o projeto Cristal, um CD mais um álbum de partituras da transcrição fiel da gravação.

Em 2011 lançou dois trabalhos didáticos de grande relevância para a literatura violonística brasileira. Um método para violão de sete cordas, em parceria com Rogério Caetano, abordando de maneira direta e objetiva todo o universo do samba e do Choro ("Sete Cordas, técnica e estilo" - Editora Garbolights – Rio de Janeiro, RJ - www.garbolights.com.br) e um compêndio de Harmonia, em três volumes que traduzem mais de vinte e cinco anos de atividades didáticas ensinando essa matéria (Cadernos de Harmonia - Editora Garbolights – Rio de Janeiro, RJ - www.garbolights.com.br). Todos esses livros, que representam os dois métodos, vêm acompanhados de CDs de áudio com uma série de exemplos musicais gravados pelo próprio autor).

Uma das revelações da música instrumental do Brasil, Alessandro Kramer de 34 anos, começa a ter reconhecimento no Brasil e no exterior como o maior acordeonista de sua geração. Além de virtuoso, sabe tirar do instrumento solos de bom gosto e criatividade. Compõe com clareza uma nova música usando a expressão da sua fronteira inicial que é o Rio Grande do Sul. Bebê Kramer é dono dessa música do Continente, que começa no sul e migra para outros sotaques incorporados, mas sempre tendo como base a maneira enérgica de tocar que o fizeram conhecido. Tem se apresentado com sucesso na Europa onde vislumbram nele um novo diamante, feito do carbono multifacetado e de uma estética do frio fronteiriço e cortante, que vai além do maneirismo trivial e fácil.

Esse gaúcho de Vacaria ganhou aos oito anos seu primeiro acordeom, e da invernada pelos campos das tradições, formou-se competindo nas californias nativistas até encontrar outros campos e outras músicas. Tom Jobim, Piazzolla, Hermeto, entre tantas outras influências. Aos 17 anos, já em Florianópolis , como instrumentista, surpreendia e chamava a atenção, não só pelo acordeon, instrumento pouco opcional para a maioria dos jovens, como por sua maneira de tocar. Os campos musicais expandiram-se pra além do estado e do país. Com a Banda Dr. Cipó, gravou três CD. O primeiro, já antológico, tem a maioria das músicas de sua autoria.

Bebê Kramer foi considerado pela crítica européia a revelação do Festival do Acordeon Mundial realizado na Áustria. Ali estavam mestres do instrumento como Richard Galeano. Com o Alessandro Kramer Trio, formado por Guinha Ramires e Alegre Corrêa, gravou na Áustria, o CD Laçador, excursionando por diversos países, surpreendendo público e critica com a desenvoltura dessa música enraizada e ao mesmo tempo recriada e temperada com muito improviso.

Radicado no Rio de Janeiro tem ampliado suas fronteiras musicais ao tocar ao lado de grandes músicos como Paulo Moura, na última formação da banda do grande mestre, Silvério Pontes, Zé da Velha, Rogerio Caetano, Yamandu Costa, Gabriel Grossi, Marco Lobo, Arthur Maia, Moraes Moreira, Margarete Menezes, Antonio Villeroy, Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Armandinho, Marco Pereira, Hermeto Paschoal, Carlos Malta entre outros.          Tem se apresentado com regularidade ao lado de Dominguinhos, Renato Borghetti, Osvaldinho do Acordeom e Luciano Maia no Encontro Brasileiro do Acordeom. Esse ano participa ao lado de Yamandu Costa da gravação de um DVD ao vivo, excursionando depois pela China e Japão. Recentemente gravou um CD com o renomado acordeonista Toninho Ferragutti que se chama Como Manda o Figurino, que inclui composições dos dois músicos.
O Duo Ferragutti/Kramer como é conhecido, realizou mais de sessenta shows pelo país em 2011, excursionando pelo sul e sudeste do Brasil e também levando o acordeom brasileiro até o Concertgebown na Holanda.

Em 2012 o duo realiza shows pela Austrália e Nova Zelândia, voltando ao Brasil, seguem com mais sessenta apresentações pelo Norte, Nordeste e Centro Oeste.

Guto Wirtti nasceu em 30/10/1982 em Frederico Westphalen, no interior do Rio Grande do Sul, em meio a uma família de músicos. Aos seis anos começou a tocar violão com seu pai (cantor e compositor de música regional local). Aos doze anos começou com o contrabaixo e fez desse o seu principal instrumento. Aos treze anos já estava tocando com artistas locais em concertos e festivais pelo estado a fora. Aos dezesseis resolveu ampliar seus conhecimentos e alçou vôo até Salvador, BA. Lá permaneceu durante um ano tocando e pesquisando as raízes da música afro brasileira. Depois disso voltou para Porto Alegre onde continuou seu estudos musicais, gravando e tocando com diversos artistas locais.

Em 2003, muda para o Rio de Janeiro a convite de seu amigo Yamandu Costa (com quem tem viajado constantemente pelo mundo, tocando em vários eventos como o Melbourne Jazz Festival, na Austrália; Pori Jazz Festival, na Finlândia, além de várias cidades do Brasil). Logo em seguida passou a acompanhar outros artistas da música brasileira como Leo Gandelman, Hamilton de Holanda, Maurício Heinrorn, Toninho Ferraguitti, Celso Fonseca, Ed Motta , Luis Melodia, Wilson das Neves, Milton Nascimento, Jorge Ben Jor, Kassim, Duduka da Fonseca, Mart'nália, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, entre outros.
Em 2010 gravou o disco "Campo Belo" do guitarrista americano Anthony Wilson.
Atualmente Guto Wirtti se prepara para a gravação de seu trabalho autoral que faz um mix de suas raízes latino americanas com tudo o que tem aprendido e ouvido pelo mundo a fora.

Serviço
Marco Pereira & Amigos
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
de 13 a 15 de junho, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos


Categoria: Música Data: 11.06.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial