Renata Jambeiro


Renata Jambeiro nasceu em 1981, em Brasília. Cresceu num ambiente de muita música e alegria. Desenvolveu seus dons respeitando sempre a naturalidade com que as coisas foram acontecendo. Aos 10 anos, dançava balé e daí partiu para outros estilos de dança. Aos 16 anos, já fazia teatro musical. Aos 18 ingressou na Universidade de Brasília e se formou no que desejava ser: atriz. No caminho, encontrou a chance de cantar, que veio atrelada aos convites irrecusáveis para montar shows e assim começou a trajetória musical.

Hoje, não é por acaso que Renata Jambeiro é respeitada pelo público e pela crítica como grande representante do samba na capital do país. Levando a música brasileira à África em duas ocasiões, Renata apresentou-se em turnê por São Tomé e Príncipe, em 2009, e, em novembro de 2010, cantou para os presidentes Lula e Guebuza em solenidade no palácio presidencial em Moçambique, realizando em seguida mais dois shows naquele país.

Apresentou-se em várias oportunidades em shows na Esplanada dos Ministérios, em comemoração ao 1º de Maio e nos 50 Anos de Brasília, ao lado de grandes nomes da MPB, sob o comando de Daniela Mercury. Mais recentemente, fez shows no Gran Folia – Carnaval/2011 e no Cena Contemporânea, no Museu da República. Em dezembro de 2010, cantou em São Paulo, no 3º Fórum Caravana da Música e do Esporte, patrocinado pela ESPN Brasil, evento que contou com a participação de Chico César, Elza Soares e Daniela Mercury.

Cantou também na posse da Ministra da Cultura, em Brasília. Em fevereiro e março de 2011, esteve em São Luís (MA), contratada para apresentar três shows no Pestana Hotel, incluindo o Grande Baile de Gala do Carnaval de São Luís, quando teve a presença de Alcione no palco ao seu lado. Recentemente, esteve no Rio gravando o programa de TV de Diogo Nogueira, Samba na Gamboa, falando sobre o samba de Brasília, com veiculação para todo o Brasil.

Em 19 de outubro de 2011, apresentou seu show no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, cantando ao lado de Diogo Nogueira, e, mais recentemente, ao lado de Nei Lopes na Funarte, pelo Projeto Conexão África-Brasília. Em janeiro de 2012, apresentou-se no Centro de Convenções Ulisses Guimarães pelo projeto internacional Festiarte. Em maio de 2012, apresentou-se no Bola Preta-Rio, na Roda Jongo da Serrinha.

A cantora, aos 30 anos, está promovendo em seu 2º trabalho, o DVD Sambaluayê, que foi lançado no Teatro Rival-Petrobras/Rio e Teatro FUNARTE/Brasília. Encontra-se em fase de lançamento do 3º trabalho, o CD Sambaluayê. Lançou, em 2007, seu 1º disco – JAMBEIRO, que está na 2ª tiragem.
Recebeu em Brasília, em seus shows, Dona Ivone Lara, Altay Veloso, Nilze Carvalho, Sururu na Roda, Monarco, Leandro Fregonesi, Moyseis Marques, Leci Brandão e Noca da Portela. Passou pelos palcos da Lapa/Rio, Fortaleza, Costa do Sauípe, Salvador, Paracatu, Pirenópolis, São Luís, Itajaí, Caraíva, Chapada dos Veadeiros, Goiânia dentre outras cidades brasileiras. Na música, Renata estreou aos 20 anos, mas aos 16 já trabalhava em musicais de Oswaldo Montenegro.

A garra, o talento e a alegria desta mestiça são mostrados como uma forma de oração, e seu show é sempre uma homenagem ao samba, aos sambistas e às raízes da música popular brasileira.  O show de lançamento do CD Sambaluayê é uma ode às manifestações populares brasileiras remanescentes da cultura afro-brasileira que, junto às tradições portuguesas e instrumentos indígenas, fizeram do Brasil o país de maior diversidade cultural do mundo.

O repertório deste show mescla grandes momentos musicais do Brasil durante o século XX com as músicas do novo CD da cantora Renata Jambeiro. O show de samba se une às células rítmicas africanas que permaneceram e se adaptaram no Brasil, como boi do maranhão, samba de roda, capoeira, jongo, ijexá, tambor de crioula, tambor de mina, chegando ao carnaval das escolas de samba.

Obras de grandes mestres como Paulo César Pinheiro, Sivuca, Noca da Portela são mostradas e a poesia se perpetua através dos belíssimos trabalhos de jovens artistas, como Leandro Fregonesi, Rafael dos Santos, Marcelinho Moreira, Fred Camacho, João Martins, dentre outros e passeia de forma apoteótica  até o samba enredo tomar o lugar e invadir a plateia, que sente no coração e no pé o que é a mistura musical única do nosso país.

Através de sua performance ímpar Renata Jambeiro apresenta um show alegre, vibrante, com total comunicação com o público que pode manifestar sua alegria em participar do lançamento de seu 3º trabalho.


Serviço
Renata Jambeiro
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
Dia 14 de julho, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos


Categoria: Música Data: 09.07.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial