Arthur Maia


Considerado pela crítica especializada um dos melhores baixistas do mundo, Arthur Maia é também cantor, compositor e produtor musical. Nascido no Rio de Janeiro, começou sua vida musical como baterista em bailes do subúrbio carioca. Aos 17 anos, passou a se dedicar ao contrabaixo, orientado por seu tio, o contrabaixista Luizão Maia.

Inicia a trajetória profissional acompanhando músicos como Ivan Lins, Luiz Melodia e Márcio Montarroyos (1976/79). Fundou e integrou a banda Pulsar e o grupo Cama de Gato, duas vertentes da música instrumental carioca, de grande influência no cenário brasileiro. Participou da banda Black Rio e também do grupo pop Egotrip, que na década de 80 teve várias canções veiculadas nas principais FMs do país.

Arthur Maia criou e desenvolveu um estilo próprio de tocar seu instrumento. Com o fretless, que executa como poucos, tornou-se muito popular e requisitado para trabalhos e shows com grandes nomes da musica brasileira e internacional, como Jorge benjor, Gal Costa, Lulu Santos, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Martinho da Vila, Djavan, Milton Nascimento, Marisa Monte, Leila Pinheiro, César Camargo Mariano, Ernie Watts, Sheila E., Pat Metheny, Carlos Santana, George Benson e Plácido Domingo.

Viajou pelo mundo participando dos principais festivais internacionais, a exemplo dos consagrados Free Jazz, Heineken Concerts, Brazil - New York Jazz Festival, Festival de Jazz de Paris, Montreaux, Montreal, The Hage (Holanda) etc, além de ter sido vitorioso em quatro prêmios Grammy.

''MAIA'', Seu primeiro disco solo, foi gravado em 1991, sendo lançado no Brasil e na Europa, com significativa aceitação de mercado. Um ano depois foi consagrado como baixista ao receber o prêmio Sharp de revelação da musica instrumental, eleito por unanimidade.

Em 1996, Arthur lançou o seu segundo CD, ''SONORA'', em um show que lotou o Canecão, no Rio de Janeiro. O disco foi consagrado pela crítica, e o mesmo show foi apresentado em seis países europeus, no Japão, na casa de espetáculos Town Hall, de Nova Iorque, e no festival Brazil/New York, nos Estados Unidos.

Atualmente o músico traz uma vasta bagagem de sucessos e se preocupa cada vez mais em fomentar sua carreira solo. Recentemente lançou mais um álbum, intitulado ''O Tempo e a Música'', pela gravadora Biscoito Fino, mostrando mais uma vez porque é considerado um dos maiores baixistas de todos os tempos.
O TEMPO E A MÚSICA' 'o show' '.

Conhecido nos cincos continentes por acompanhar grandes nomes da musica internacional e por participar dos principais festivais de jazz e musica instrumental do planeta, o baixista, compositor e produtor musical Arthur Maia está cada vez mais engajado em solidificar sua carreira solo.

Em seu novo show, O TEMPO E A MUSICA, título de seu mais recente CD, Arthur também canta e envolve a platéia com sua performance primorosa,seu carisma e sua energia.

Acompanhado por um time de primeira (Di Stéffano - bateria, Luiz Otávio – teclados e Ademir Junior - saxofone), o músico solidifica a sua concepção, fazendo uma leitura radicalmente swingada da musica instrumental brasileira e interagindo com a platéia o tempo todo. Suas musicas sugerem dinâmica e espírito coletivo, dando ao público uma sensação de concerto e show ao mesmo tempo.

No repertório, Arthur traz uma coletânia de vários momentos de sua carreira, de seus trabalhos com Djavan, Lulu Santos, com abanda de musica instrumental Cama de Gato e de seus quatro discos solo. Apresenta composições próprias como Jú, Tunico e Macabú; parceiras como Alivio (Arthur Maia e Djavan), Condição (Arthur Maia e Lulu Santos), Muchacha (Arthur e Júlio Martins) e Planeta Musica (Arthur, Seu Jorge e Kiko Continetino); além das dançantes Frevo do Compadre (Arthur e Caneca), De Ombro (Jamil Joanes) e Groove Land (Paulo Braga); e da homenagem a ele, composta por William Magalhães, Arthur e o Gigante.

Vale a pena assistir a este monstro da música brasileira que, além de ser o baixista que acompanha Gilberto Gil há mais de uma década e de tocar com ninguém menos menos que Djavan, César Camargo Mariano, Milton Nascimento, Paquito D´Rivera, Carlos Santana, George Benson e Ernie Watts, continua influenciando todas as gerações de músicos do Brasil.

Serviço
Arthur Maia
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 22 a 24 de agosto, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos


Categoria: Música Data: 22.08.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial