Paula Zimbres


Contrabaixista e compositora, Paula Zimbres é uma das artistas de maior destaque nos palcos de Brasília. É, também, uma das musicistas mais requisitadas, que já tocou com os músicos mais importantes da cidade. Entre os predicados musicais de Paula, destaca-se sua musicalidade, sensibilidade, força rítmica e melódica e sua presença marcante de palco. São qualidades que o público poderá conferir no show que Paula Zimbres vai apresentar no Clube do Choro, no dia 25 de agosto.

Paula, que  está se lançando em uma empreitada autoral, vai mostrar músicas que fazem parte do álbum Paula Zimbres e Água Forte, cujo lançamento será feito nos próximos meses.

No disco, o quarteto composto por Paula Zimbres no contrabaixo, Felipe Viegas ao piano, Célio Maciel na bateria e Léo Barbosa na percussão é quem executa suas composições, que bebem da música  brasileira, jazz, música erudita e, por vezes, da musicalidade de outras culturas – mas que, sobretudo, resultam únicas e profundamente pessoais.

"Água-forte", explica Paula, é uma técnica de gravura em que uma matriz de metal é gravada com ácido nítrico. Segundo a compositora, não é uma técnica suave (afinal, é ácido sobre metal), porém, as obras que dela resultam têm um efeito estético muito delicado. Não no sentido de frágil, ela conceitua, mas no sentido de que suas texturas pedem para ser contempladas de perto, de forma quase íntima. "Não têm o efeito épico de uma grande tela pintada a óleo; são 'músicas de câmara', não música sinfônica. Essa característica do detalhe, da proximidade, do falar baixinho de coisas que realmente te interessam, é a que me atrai nessas obras e que eu busco aplicar na minha música", define.

Para Paula, o lançamento de seu primeiro álbum é um desafio. Ela diz que, embora sua faceta de compositora sempre tenha sido muito importante, acabou "sendo levada" – em parte pelas demandas da vida e em parte pelas suas próprias reservas e autoexigências – a resguardar seu lado autoral. É por esse motivo,  considera a instrumentista, que as pessoas geralmente lhe conhecem muito mais como contrabaixista (que tocou ao lado desses tantos músicos – de Brasília e  do Brasil). Para muita gente, o novo projeto de Paula é uma surpresa. "Inclusive porque ele é bem diferente esteticamente das coisas de maior visibilidade que eu já fiz", diz Paula, que completa: "Justamente por ser muito mais pessoal, lançá-lo no mundo é ao mesmo tempo algo assustador e profundamente gratificante".

Paula Zimbres & Água Forte foi registrado em um tempo surpreendentemente rápido. O disco foi gravado no estúdio Beco da Coruja, em Brasília, quase todo ao vivo. A estreia solo de Paula foi coroada pela produção luxuosa de Andre Mehmari, um dos produtores de maior prestígio do Brasil. "O André, antes de ser um excelente produtor, muito envolvido com toda a esfera do estúdio e da gravação, é um grande músico, instrumentista e principalmente compositor, cujo trabalho eu sempre admirei muito. Foi principalmente por isso que eu decidi chamá-lo para produzir o disco, e diz ele que aceitou porque também sentiu uma afinidade com a minha linguagem de composição", afirma.

O show do Clube do Choro, revela a compositora, vai ser o pré-lançamento de Paula Zimbres & Água Forte. O álbum, aliás, já está prestes a ir para a fábrica e, em breve, estará disponível para o público. Ela conta um pouco sobre  o que preparou: "Vamos apresentar [no Clube do Choro] o repertório do disco, além de outras composições minhas que não chegaram a ser gravadas". Para completar, adianta Paula, foram preparados arranjos próprios para composições de Chico Buarque –  homenageado do ano pelo Clube do Choro –, Milton Nascimento, Dorival Caymmi, entre outros.

A banda que acompanha Paula Zimbres é a mesma que participou do disco: Felipe Viegas no piano, Célio Maciel na bateria e Léo Barbosa  na percussão.

Sobre Paula Zimbres – Como membro de trabalhos os mais diversos – seja em formações de jazz e música instrumental brasileira – tocou ao lado de músicos como Armandinho Macedo, Widor Santiago, Paulo André Tavares, Renato Vasconcellos, Ricardo Nakamura, Ted Falcon, entre muitos outros.

Também tocou em bandas de groove/soul como o Mundo Racional, ou trabalhos autorais como o João Ninguém; também foi fundadora da banda Pret.utu, que acompanha a cantora e compositora Ellen Oléria. Ainda integrou a banda Oitenta e, em seguida, a Bsb Disco Club e o Mundo Racional.

Em 2005, a cantora Ellen Oléria, que Paula já conhecia das festas do IdA (onde foi aluna de Música e ela de Artes Cênicas), decidiu montar uma banda para tocar seu trabalho e me chamou, junto com o Rodrigo Bezerra e o Célio Maciel. "Foi um encontro espiritual define Paula." A partir daí, Paula e Ellen desenvolveram uma parceria que vem rendendo frutos até hoje: gravaram o disco Peça, já com a presença do Felipe Viegas, em 2009, e um DVD em 2011, com Pedro Martins na guitarra, que deve ser lançado em breve.

Serviço
Paula Zimbres

Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 25 de agosto, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos



Categoria: Música Data: 22.08.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial