Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade


Mostrar ao público a relação de carinho, cumplicidade e intimidade entre o poeta Carlos Drummond de Andrade e sua filha, Maria Julieta, em cartas trocadas por eles durante seis décadas. Essa é a proposta do monólogo “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade”, em que a atriz Sura Berditchevsky encena as cartas, no Museu Nacional dos Correios, em Brasília, de 21 a 23 de setembro.

Além de atuar, Sura Berditchevsky é responsável pela concepção do espetáculo e direção, que assina ao lado de Luis Fernando Philbert. Pedro Drummond — filho de Maria Julieta e gestor da obra de seu avô — e Sura leram e estudaram, ao longo de um ano, toda a correspondência trocada entre Drummond e sua filha desde quando Maria Julieta tinha apenas cinco anos de idade.

A idéia de encenar as cartas surgiu a partir de uma conversa entre Sura e Pedro Drummond sobre a obra do poeta e o desejo da atriz de voltar a atuar. Pedro, na ocasião, apresentou a Sura o romance inacabado de Maria Julieta, Topázio, no qual a cronista estava trabalhando pouco antes de falecer, e que deu o corpo inicial ao espetáculo.

O monólogo, patrocinado pelos Correios, já cumpriu temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo. Também participou da FLIP 2012 (Festa Literária Internacional de Parati) e do Festival Porto Alegre em Cena. Em outubro, abre as comemorações do Ano Brasil Portugal, em Portugal, sendo apresentado nas cidades de Lisboa, Coimbra e Guimarães.

Serviço
Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade
Museu Nacional dos Correios – SCS, Quadra 04, Bloco A, Ed. Apolo, nº 256
De 21 a 23 setembro. Sexta e sábado, às 20h30min. Domingo, às 19h
Entrada franca

Categoria: Teatro Data: 21.09.2012 Local: Museu Nacional dos Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial