A Terra Vista do Céu


O meio ambiente visto por outro olhar, por um ângulo diferente. Esse é o foco da exposição “A terra vista do Céu” do fotógrafo francês  Yann Arthus-Bertrand, que chega a Brasília no dia 4 de outubro de 2012, na Praça da República, entre o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional, onde permanecerá até o dia 04 de novembro.

A céu aberto, a mostra revela tanto as belezas do mundo inteiro quanto a degradação da natureza, causada pelas ações do homem. Durante esse período, o público poderá admirar gratuitamente as  130 imagens, de grandes dimensões, tiradas de helicópteros. Essas imagens revelam um novo planeta: incrivelmente belo e, ao mesmo tempo, terrivelmente frágil.

A “Terra vista do céu” conta ainda com um projeto educativo que pretende oferecer atividades pedagógicas voltadas para a educação ambiental para os estudantes. Além das fotos, será montado na praça da República  um planisfério de 200 metros quadrados, particularmente atrativo para as crianças. Além disso, serão realizadas visitas guiadas e exibições do filme “Home – Nosso Planeta, Nossa Casa”, de Yann Arthus-Bertrand, em sessões populares. Esta ação educativa tem o apoio especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Vista por mais de 120 milhões de pessoas em 110 países, e em entre maio e junho de 2012 por um milhão de pessoas no Rio de Janeiro, na ocasião da Rio+20, a mostra propõe uma reflexão sobre a evolução do planeta, 20 anos após a realização da “Eco 92”, que desencadeou o trabalho do fotógrafo.   “A conferência ECO 92 realmente mudou a minha vida”, relata Yann Arthus-Bertrand. “Percebi que a Terra se transformava diante dos meus olhos e então, comecei o meu trabalho ‘A Terra vista do céu’. É muito importante para mim voltar ao Brasil e apresentar essa exposição em Brasília, capital do país, com o objetivo de sensibilizar tanto o cidadão como os dirigentes políticos para a questão do meio ambiente.”

Serviço
A Terra Vista do Céu
Praça da República - Setor Cultural Sul
De 4 de outubro a 04 de novembro
Entrada franca
Classificação indicativa livre


Categoria: Exposições Data: 04.10.2012 Local: Praça da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial