Lê pra Mim


O "Lê Pra Mim?" é um projeto de incentivo à leitura de livros infantis brasileiros, com atividade sócio-cultural, onde artistas e personalidades leem livros infantis brasileiros para crianças de 04 a 10 anos. Durante cada apresentação terá a interpretação de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) que ocorrerá simultaneamente às leituras. Ao final de cada encontro literário, todas as crianças levarão para casa um livro infantil.

Faremos uma temporada em Brasília, com patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, no Museu Nacional dos Correios, do dia 06 ao dia 12 de outubro. Ao todo serão 10 encontros literários abertos ao público. Nos dias 06 e 07, sábado e domingo, os encontros acontecerão sempre às 16h. E do dia 09 ao dia 12, terça, quarta, quinta e sexta-feira, sempre em dois horários, às 11h e às 16h.

Durante esta nova temporada na capital federal farão parte dos encontros os artistas Ana Botafogo, Françoise Forton, Erom Cordeiro, Emilio Orciollo Netto, Malvino Salvador, Maria Paula, Dig Dutra, Abaetê Queiróz, Leandro Coelho; os jornalistas Alexandre Garcia, Cristiana Lobo, Fabio William, Jane Godoy, Sérgio Maggio, Márcia Wictzak; os músicos Toni Garrido do Cidade Negra, Alexandre Carlo do Natiruts, o gaitista Gabriel Grossi; e os autores de livros infantis Tino Freitas e Giulieny Matos.

Este projeto teve início em janeiro de 2010 no Rio de Janeiro e foram feitas 10 adições, sendo cinco no Forte de Copacabana, uma na Biblioteca Nacional, uma no Centro Cultural Correios (RJ), uma no Espaço Eletrobrás Furnas (RJ) e em cinco Lonas Culturais da Cidade do Rio de Janeiro. Estivemos também no Centro Cultural Correios no Pelourinho (Salvador) e uma no Museu da Língua Portuguesa (São Paulo).

Neste segundo semestre de 2012 o projeto já se apresentou nas cidades de Salvador (BA) e Belém (PA). Em outubro estará Brasília e em novembro segue para São Paulo. Até o fim do ano terão participado das leituras cerca de 9 mil crianças. Em paralelo, aproximadamente 8 mil livros terão sido doados.

Sônia de Paula, idealizadora e produtora do projeto, é atriz e produtora com trinta e nove anos de uma sólida carreira, dos quais quinze vem se dedicando a projetos voltados para crianças, incluindo a peça “O Casamento de Dona Baratinha”, há 15 anos em cartaz pelo Brasil, e suas participações em programas de TV infantis, como “Sítio do Picapau Amarelo”. Marcelo Aouila, produtor e realizador, é escritor, cenógrafo e produtor cultural no Rio de Janeiro. Sônia e Marcelo trabalham juntos desde 1999 e a partir de 2010 veem se dedicando ao “Lê Pra Mim?” para que esta iniciativa tenha uma continuidade durante o ano e nos próximos, uma vez que sempre haverá uma nova criança para ser incentivada a ler.

Ao todo, 100 artistas representativos e personalidades das cidades participaram das leituras. Nomes como Fátima Bernardes, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Regina Duarte, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Eliana, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader, Gaby Amarantos, Paloma Jorge Amado, entre outros.

“Temos sempre o olhar de unir um espaço cultural turístico, memória da cidade, a este projeto sócio-cultural”, destaca Sônia de Paula.

A entrada é franca e serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência a cada apresentação. A sala comporta 90 crianças - 04 a 10 anos - que ficam acomodadas em almofadas em formato de livros gigantes. Limitamos o número de pessoas para que as crianças fiquem bem próximas aos seus artistas e as personalidades, muitas vezes ídolos, pois nada substitui o contato humano.

Serviço
Lê pra Mim
Museu Nacional dos Correios - SCS – Setor Comercial Sul, Qd. 4, Bl A, nº 256
De 6 a 12 de outubro. 6 e 7, às 16h. De 9 a 12, às 11h e às 16h
Entrada franca
Classificação livre


Categoria: Literatura Data: 04.10.2012 Local: Museu Nacional dos Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial