Brapo Orquestra


Brasília Popular Orquestra (BRAPO) ganhou os palcos de Brasília em 1982 e desde então não parou mais. O maestro Manoel Carvalho de Oliveira, bacharel em clarineta e licenciado em música pela Universidade de Brasília (UnB) e um grande apreciador do jazz, fez nascer na capital a big band, que este ano comemora seu trintenário com força total.

O objetivo do maestro foi oferecer ao público do Distrito Federal uma orquestra popular e contribuir com a cultura da cidade, bem como promover a prática e o aperfeiçoamento técnico dos artistas. "Hoje a BRAPO tem orgulho de ser referência em Brasília. Prova disso são as várias gerações de músicos que, nesses quase 30 anos, passaram pela Big Band", conta orgulhoso Manoel Carvalho.

Trajetória e formação - Durante todos esses anos, a Orquestra tem atuado em festivais de jazz, shows, festas, e recepções, além de projetos das Secretarias de Cultura e Turismo. Tem se apresentado também em salas de espetáculos de Brasília e de outros estados, com diferentes formatos. A BRAPO, em formação de big band, é atualmente composta por cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, piano, guitarra, contrabaixo, bateria, percussão e voz.

Atualmente a orquestra possui um repertório vasto e amadurecido, incluindo músicas de Glenn Miller, Duke Ellington e Severino Araújo entre outros. Ao mesmo tempo conta com peças de arranjadores e compositores atuais, mais arrojados e modernos, como Toshiko Akioschi e Bob Mintzer. Hoje a BRAPO tem investido também na formação profissional, estimulando os músicos a realizarem arranjos próprios, o que pode contribuir para incrementar ainda mais o seu set list", acrescenta o maestro.

Nesses trinta anos, a BRAPO teve o privilégio de contar em sua formação com músicos conceituados, entre os quais Jorge Hélder (contrabaixista), Moisés Paraíba (trompetista), Adriano Gifoni (contrabaixista), Lula Galvão (violonista), Sérgio Galvão (saxofonista), Renato Vasconcellos (pianista), Antônio Botelho (contrabaixista), Paulo André (violonista) e Oswaldo Amorim (contrabaixista). Sem falar nos veteranos que estão desde a formação inicial da Orquestra, como Fernando Henrique Machado (saxofonista) e Paulinho do Trombone, ambos professores do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (CEP/EMB).

A Brasília Popular Orquestra (BRAPO), apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal (SECDF), vem trabalhando com o compromisso de realizar apresentações em vários pontos da cidade. "Com o apoio do Fac, torna-se possível ampliar a nossa popularidade, pois temos mais condições de realizar shows abertos ao público", ressalta o maestro Manoel Carvalho.

Serviço
Brapo Orquestra
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 17 a 19 de outubro, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos

Categoria: Música Data: 15.10.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial