CineCAL no Museu - "Repressão, Prisão e Violência Urbana"


Mississipi em Chamas
Os quatro filmes que serão exibidos na mostra CineCAL no Museu, que será realizada na última semana de maio, no Auditório 2, do Museu Nacional da República, são analisados e discutidos profundamente no e-book Criminologia & Cinema: Perspectivas sobre o Controle Social, organizado pelos professores Cristina Maria Zackseski e Evandro Piza Duarte.

No livro digital lançado, recentemente, especialistas da área do Direito como Roberto Aguiar, Menelick de Carvalho Netto, Adriane Reis de Araújo e Virgílio de Mattos, entre outros, comentam vários filmes sob a perspectiva crítica abordando temas atuais como o uso da tecnologia para a prevenção da criminalidade; a presença de milícias urbanas; o racismo; a prática de aborto e a violência policial.

A mostra, que tem como tema Repressão, prisão e violência urbana, vai promover, após cada sessão, um debate que será coordenado pelo professor da Faculdade de Direito da UnB (FD), Alexandre Bernardino Costa. Para aprofundar a discussão, o professor convidou, ainda, alguns profissionais ligados às questões tratadas nos filmes.

Além do professor Bernardino Costa, farão parte do debate o diretor da Casa da Cultura da América Latina da UnB e ativista do movimento negro latino-americano, Zulu Araújo; a professora do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e membro do Conselho Nacional de Justiça, Cristina Zackseski; a professora de Direito Penal e procuradora federal da Fundação Cultural Palmares, Dora Lúcia de Lima Bertúlio; a advogada feminista e professora, Carmen Hein de Campos e o professor de Criminologia, Direito Penal e Processo Penal da UnB, Evandro Piza Duarte.

Alexandre Bernardino, tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) na FD/UnB, informa que os alunos dos cursos de graduação que comparecerem a três sessões da mostra receberão certificado de dezesseis horas complementares, fornecidos pelo PET.

Coordenado por Antonio Carlos Maranhão, o projeto CineCAL no Museu, realizado pela Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL), tem o objetivo de fazer a releitura de filmes clássicos, modernos e contemporâneos, abrindo espaço para a análise e discussão sobre os mesmos.

Além do PET, programa criado pelo Ministério da Educação para apoiar as atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão o evento conta, este ano, com o apoio da Embaixada da Venezuela.

Programação

Dia 28 de maio (segunda-feira)
Mississipi em chamas (Estados Unidos). Direção de Alan Parker, drama, 128 minutos, 1988. Classificação 16 anos
Debate com Alexandre Bernardino, Zulu Araújo e Dora Lúcia Bertúlio

Dia 29 de maio (terça-feira)
Notícias de uma guerra particular (Brasil). Direção de João Moreira Salles e Kátia Lund, 1999, 57 minutos. Classificação 16 anos
Debate com Alexandre Bernardino Costa, Zulu Araújo e Cristina Maria Zackseski

Dia 30 de maio (quarta-feira)
O segredo de Vera Drake (Inglaterra). Direção de Mike Leigh, 2004, 125 minutos. Classificação 16 anos
Debate com Alexandre Bernardino Costa e Carmen Hein de Campos


Dia 31 de maio (quinta-feira)
Memories (Japão). Direção de Katsuhiro Otomo, Koji Morimoto e Tensai Okamura, 1995, 113 minutos. Classificação 16 anos
Debate com Alexandre Bernardino Costa e Evandro Piza Duarte

Serviço
CineCAL no Museu - "Repressão, Prisão e Violência Urbana"
Museu Nacional da República - Setor Cultural Sul, Lote 2.
De 28 a 31 de maio, às 19h30min
Entrada franca
Informações: (61) 3321-5811
Classificação: verifique o filme

Categoria: Cinema Data: 28.05.2012 Local: Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial