Leo Gandelman


Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, o saxofonista Leo Gandelman alcançou um patamar único no Brasil - e raro até mesmo mundo afora: é admirado pelo grande público, jovem e pop, e também pelos fãs de MPB; e da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara.

Na verdade, Leo Gandelman ultrapassa as fronteiras entre clássico e popular a bordo da qualidade de seu saxofone, conferindo um grau avançado de apelo e emoção pop às peças de concerto e, por outro lado, exercitando o talento na interpretação, na pureza e na precisão do som na musica popular e instrumental.
Saxofonista, arranjador e produtor, Leo Gandelman é hoje um dos mais influentes músicos do país. Filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos ele já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além da sólida formação clássica, estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979 para dar início à carreira profissional.

Desde então, Leo Gandelman vem se dedicando intensamente à sua carreira, tendo participado de mais de 800 gravações. Depois de um início influenciado pela música brasileira e peloo Jazz, Leo desenvolveu um estilo próprio, baseado na versatilidade e na criatividade. Estas são marcas registradas que fizeram com que ele fosse eleito durante 15 anos consecutivos "o Melhor Instrumentista Brasileiro" pelo concurso "Diretas na Música" do Jornal do Brasil.

Seu trabalho também foi lançado com grande sucesso nos Estados Unidos, onde Leo desenvolveu uma carreira notável, com direito a seis temporadas de casa cheia no Blue Note de Nova Iorque. Com o trânsito fluente entre o Jazz e o clássico, participou como solista - em 2001 - dos concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira no Lincoln Center e no Central Park.

Voltando ao Brasil, Gandelman também foi solista da Orquestra Sinfônica da Bahia, de Ribeirão Preto, entre outras. Em 2003, apresentou-se com a OSESP sob a regência do maestro John Nashling. Em 2004, Leo Gandelman foi convidado pela Orquestra Sinfônica de Brasília para tocar para o presidente Lula e convidados do governo.

E em 2006 gravou um CD/DVD com a Orquestra Sinfônica da Petrobrás, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, do Concertino de Radamés Ganattali que foi lançado pela Rádio MEC.

Leo Gandelman já gravou dez discos ao longo de sua carreira solo, tendo vendido mais de 500.000 copias. Nos últimos anos tem realizado workshops e participado de Festivais em todo país. Com o CD "Radamés e o Sax", ele ganhou o premio TIM 2007 de "Melhor Disco Instrumental" e "Melhor produtor".

Já fez parcerias com Egberto Gismonti, Toninho Horta, Wagner Tiso , Cesar Camargo Mariano , Chucho Valdez e Bernard Purdie, entre outros. Foi durante quatro anos curador e diretor musical do Festival "Buzios Jazz e Blues".

No final de 2008 lançou o CD e DVD "Sabe Você", uma releitura de baladas brasileiras, contando com participações especiais de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Leny Andrade, Ney Matogrosso, Joel Nascimento e Leila Pinheiro.

Em 2009 participou do "Moscow City Jazz Festival" e foi tambem a Caracas, onde sob a Regencia de Issac Karabitchevsky atuou como solista convidado da "Orquestra Jovem de Caracas. Em 2010 excursionou pela Espanha , Russia e Italia com seu quarteto, alem de fazer participações em festivais de Jazz no Brasil.
No momento Leo é diretor e produtor do programa "Instrumantal MPB", na radio MPB FM, e se dedica ao lançamento do seu selo independente "Saxsamba", com o CD "Origens", Concerto para Sax e Piano, e a preparação do novo CD e DVD "Vip Vop".

"É sempre um momento especial me apresentar no Clube do Choro de Brasília", ele diz. "Já há algum tempo venho repetindo a dose anual, e todos os anos é um novo desafio, porque cada compositor homenageado pelo Clube representa um mergulho na obra e no estilo de um grande artista brasileiro, o que tem me engrandecido como instrumentista e compositor. O tema deste ano é Chico Buarque de Holanda, de quem faremos uma seleção de cinco musicas, pelo menos."

Segundo Leo, o restante do repertório será dedicado a uma pequena mostra do CD /DVD "Vip Vop", que acaba de ser lançado na Europa e será lançado aqui no Brasil através do selo independente "Saxsamba". No disco estão standards do Choro e da MPB com releituras pessoais.

Acompanham Leo Gandelman na temporada no Clube do Choro os músicos David Feldman (piano), Alberto Continentino (baixo) e Rafael Barata (bateria).

Serviço
Leo Gandelman
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 30 de maio a 1 de junho, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos


Categoria: Música Data: 28.05.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial