Joyce Moreno e João Donato


"Duas lendas pelo preço de uma... Joyce é uma diva brasileira... e a música de João Donato tem sido recomendada como cura para a depressão", comenta a revista inglesa Songlines sobre o CD Aquarius, que acaba de chegar às lojas no Brasil, pela Biscoito Fino.

Brasília recebe o show de lançamento do álbum dia 13 de julho, no Teatro Oi Brasília, às 21h.

Tom Jobim dizia sobre Joyce: "Como se não bastasse, é grande compositora e toca todo aquele violão! Êta mulhezinha danada!". E sobre João Donato: "é o meu professor". Tom não imaginaria que a "mulhezinha danada" (e sua discípula direta) e seu "professor" estariam juntos em pleno século XXI, compondo, tocando, viajando pelo mundo e alegrando multidões com sua música. E prontos para fazer o mesmo diante das plateias brasileiras. Aquarius chega ao Brasil comemorando os elogios de seu lançamento original no Japão, em 2009, pela Toy"s Factory, e, depois, na Europa e Estados Unidos pela pela Far Out.

Dois artistas cujas obras se caracterizam pela leveza, alegria e suingue, João Donato e Joyce se encontraram no CD para registrar músicas inéditas, compostas em parceria, como "No fundo do mar" e "Luz da canção" e revisitar sucessos de cada um, como "Feminina" de Joyce, e "Amazonas", de Donato - esta última com um brinde: gravada pela primeira vez com inclusão de uma nova letra, assinada por Arnaldo Antunes e Péricles Cavalcanti - com novos e dançantes arranjos. As quatro estarão também nos shows, assim como "Amor nas estrelas" e "Guarulhos chachacha", entres outras canções do disco. As "obrigatórias" Emoriô (Donato/ Gilberto Gil) e "Clareana" e "Mistérios" (Joyce), que não entraram nas gravações, têm seu lugar reservado também.

A alegria dá o tom, assim como a pegada contemporânea e sem data de validade dos dois. "É música para fazer as pessoas felizes" dizem eles. A imprensa internacional, que acompanhou o lançamento de "Aquarius" na Europa, no Japão e nos Estados Unidos, concordou plenamente. "Joyce é um tesouro brasileiro... aqui, ao lado do inventivo João Donato, o tom deste CD é infalivelmente para cima..." – diz a crítica da revista americana Downbeat.

Muito além da bossa, o trabalho viaja por ritmos brasileiros diversos, juntando as cores amazônicas do acreano Donato com a verve carioca de Joyce, numa pororoca sonora que deságua em afoxés, sambas, baiões e até cha-cha-cha, com a influência caribenha que Donato trouxe para a música brasileira. O Amazonas visita a Guanabara e inunda o Brasil com seus ritmos e canções.

O personalíssimo violão de Joyce e o piano inconfundível de Donato vêm muito bem acompanhados nos shows por Jorge Helder (baixo), Tutty Moreno (bateria) e Ricardo Pontes (flauta), que também participam do CD, e ainda de Aquiles de Moraes (trompete) e Sidinho Moreira (percussão).

Serviço
Joyce Moreno e João Donato
Teatro Oi Brasília - SHTN, Trecho 1, Conjunto 1B, Bloco C. Fone: (61) 3424-7121
Dia 13 de julho, às 20h
Entrada: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Vendas: bilheteria do teatro ou www.ingresso.com
Classificação 16 anos


Categoria: Música Data: 09.07.2012 Local: Teatro Oi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial