Zé da Velha, Silvério Pontes & Grupo Choro Livre


Zé da Velha - Nascido em Sergipe, José Alberto Rodrigues Matos foi influenciado musicalmente pelo pai, alfaiate profissional e flautista e saxofonista amador. Já morando no Rio de Janeiro, aos 15 anos começou a tocar trombone, primeiro de pistão, mais tarde de vara. Logo se enturmou com músicos de gafieira, sambistas e chorões da Velha Guarda (Pixinguinha, Donga, João da Baiana) de onde veio o apelido que virou nome artístico. Já tocou com Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Copinha, Abel Ferreira, Paulo Moura, Joel do Nascimento, Rafael Rabello, levando a nossa música a vários países.
É um mestre do fraseado típico dos grandes chorões e dono de um contraponto que já virou sua marca registrada.

Silvério Pontes - Nascido no interior do Estado do Rio de Janeiro, Silvério Pontes é um trompetista que hoje se dedica exclusivamente a música Brasileira e ao Choro.

Como seu pai também tocava o instrumento, cresceu ouvindo bandas de músicas do interior, com isso foi influenciado diretamente desde a infância. Aos 17 anos foi estudar na Escola de Música Villa Lobos, depois uma breve passagem na Escola Nacional de Música. Virou músico profissional e em seguida foi convidado por Luiz Melodia para sua primeira turnê, em 1986. A partir daí não parou mais. Tocou por 12 anos na Banda Vitória Régia de Tim Maia, gravando e viajando pelo país. Tocou com vários outros artistas como: Elza Soares, Ed Motta, Cidade Negra.

Mesmo com todas essas atividades, Silvério e o amigo Zé da Velha mantêm uma parceria desde 1985. A dupla já gravou cincos CDs, está em plena atividade e este ano comemora 25 anos.

Assim como Pixinguinha e Benedicto Lacerda formaram, na década de 40, a maior dupla que o choro já teve, o trompetista Silvério Pontes e o trombonista Zé da Velha dão continuidade ao legado. O novo disco da dupla, Só Pixinguinha, reúne em versões que flertam com o samba, o maxixe e a gafieira – mas sem abandonar a essência do choro – 12 temas de Alfredo da Rocha Vianna Filho, entre clássicos e redescobertos.

No Clube do Choro de Brasília, Zé da Velha e Silvério Pontes terão o acompanhamento do grupo Choro Livre formado por Henrique Neto (violão 7 cordas), Rafael dos Anjos (violão 6 cordas), Márcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão).

Serviço
Zé da Velha, Silvério Pontes & Grupo Choro Livre
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 1 a 3 de agosto, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos

Categoria: Música Data: 31.07.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial